#Xingu na rede: jovens participarão de oficina de webcidadania
Por Vânia Correia, da Agência Jovem de Notícias
Um grupo de sete jovens de Altamira (PA), região do Xingu, participam do 1º Seminário de Juventude Rural e Políticas Públicas. Entre as pautas trazidas pelo grupo ao evento, estão a questão da mobilidade, as dificuldades de permanência no campo e os impactos causado pela Belo Monte. Todos participam da Casa Família Rural e vivenciam, na sua rotina de estudos, a pedagogia da alternância – método que intercala períodos de estudos conceituais com tempos de prática no campo.
O acesso precário à internet estão entre as dificuldades apontadas pelos jovens a ser enfrentada na região, para garantir melhor a qualidade de vida e o direito à informação e comunicação.
Além disso, esses jovens tem um momento todo especial previsto em sua programação. É a oficina de Webcidadania que acontece na quarta-feira, durante todo o dia. Segundo o facilitador da oficina, Ricardo Poppi, o objetivo principal é sensibilizar os jovens do Xingu para a força da articulação em redes sociais, com base nos seus sonhos e ideias coletivas para a região.