XIII Sejor aborda o anticapacitismo no Jornalismo em seu 1° dia de programação
A 13° Semana de Jornalismo (Sejor): “Caminhos para um Jornalismo Inclusivo”, abordou pautas de Acessibilidade e Inclusão no cenário da Comunicação regional e nacional. Iniciada nesta segunda-feira, 3, o evento abriu sua programação com a mesa “Abordagem Anticapacitista no Jornalismo”. Entre os temas debatidos, os convidados apontaram a importância de se discutir a acessibilidade na comunicação, bem como a inclusão e o capacitismo no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
Por Fernanda Filiú
–
A mesa de abertura contou com a presença de Henrique Beltrão, radialista e professor de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), Victor Vasconcelos, jornalista e criador do blog Sem Barreiras e Eudenia Magalhães, doutora em Sociologia e integrante do Comitê de Deficiência e Acessibilidade da ABA (CODEA-ABA). Mediada pela professora do Curso de Jornalismo da UFC, Kamila Bossato, a primeira mesa de debate da Sejor foi sediada no auditório José Albano, localizado no Centro de Humanidades I da UFC, no bairro Benfica, em Fortaleza.
Dando início ao debate, Eudenia Magalhães abordou o chamado “Modelo Social da Deficiência”, um conjunto de mitos e crenças sobre pessoas com deficiência utilizado como linguagem para se entender as capacidades e experiências desses indivíduos. Abordando a problemática da expectativa normativa sobre o corpo deficiente, a socióloga apontou também a necessidade de se combater o capacitismo e o mito da superação, reforçando a urgência de se inverter a busca por “heróis” pela visibilidade de pautas voltadas à acessibilidade e inclusão: “Essa linguagem sobre o corpo com deficiência é uma construção histórica, religiosa e mitológica. Então, muitas perspectivas que hoje a gente lê nas matérias, nas mídias e as histórias contadas nessas biografias são perspectivas de crenças e mitos em torno desses corpos”, disse a especialista.
Já Henrique Beltrão falou sobre a importância de se produzir e consumir produtos jornalísticos acessíveis. A exemplo do projeto de extensão “Todos os Sentidos”, vinculado à Rádio Universitária FM, coordenado por ele. O Todos os Sentidos é um programa radiofônico criado em 2003 com o objetivo de pautar as histórias de vida e afetos das pessoas com deficiência, desmistificando o coitadismo e heroísmo posto socialmente sobre essa comunidade: “Qualquer área que você vá a formação é muito pautada na cognição e não nos afetos. Então nós procuramos passar isso no projeto, e sempre procurando apresentar as pessoas com deficiência, nem como coitadinhas, nem como heroínas”, afirma o radialista.
Ao fim da discussão, Victor Vasconcelos apresentou ao público as dificuldades presentes no mercado de trabalho para pessoas com deficiência. O jornalista, paciente de Osteogênese Imperfeita e usuário de cadeira de rodas, conversou com o público sobre o despreparo dos ambientes de trabalho em relação a profissionais com deficiência. Além disso, o criador do Blog Sem Barreiras compartilhou com o público suas vivências, ressaltando a necessidade de uma maior abordagem sobre acessibilidade e inclusão na imprensa local:
“O tema da deficiência ainda está muito de acordo com, o que eu chamo, de a construção do herói. A imprensa, assim como a sociedade brasileira, tem uma tendência muito forte em olhar a pessoa com deficiência a partir de duas visões: os coitadinhos ou heróis (…) Nós, jornalistas, temos o dever de nos colocarmos na condição de mudar a realidade da sociedade que nos cerca. Hoje, a nossa imprensa não faz isso. Infelizmente, a imprensa realiza um trabalho capacitista muito forte.”
A mesa de abertura encerrou com a participação do público em uma sessão de perguntas e respostas para os palestrantes sobre a temática debatida. O primeiro dia de Sejor foi finalizado com uma oficina de Audiodescrição, técnica acessível de tradução de signos visuais para verbais. O oficineiro e servidor da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, abordou a importância da audiodescrição nos processos acessíveis e inclusivos, além de propiciar atividades práticas da técnica para os presentes.

A Semana de Jornalismo é um evento gratuito e aberto ao público e você pode conferir a programação nas redes sociais do Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Comunicação Social (PETCom) da UFC, responsável pela organização do evento.
–