Você sabia que existe um Dia da infância?
Sem um grande apelo comercial e sem muita visibilidade, o Dia da Infância é comemorado em 21 de março. Esse dia foi pensado pelo UNICEF com o intuito de conscientizar sobre os direitos das crianças.
Por Luara Angélica
–
As crianças são uma parte considerável da nossa população: Segundo o IBGE, há cerca de 35,5 milhões de crianças no Brasil, o que corresponde a 17,1% da população, dessas 16,5 milhões são crianças de até quatro anos.
Apesar de serem numerosas, é muito difícil as crianças serem ouvidas e ter seus sentimentos respeitados, eu falei um pouco disso na matéria Uma conversa sobre adultocentrismo, mas hoje eu quero dizer que existe um dia só para elas!
O Dia Mundial da Infância foi criado pelo UNICEF, com o objetivo de conscientizar todos sobre a importância de garantir uma boa formação social e educacional para crianças e que devem ser protegidas contra qualquer tipo de discriminação, agressão e exploração.
Essa data ainda relembra e dá ênfase aos direitos delas.

Ao contrário do Dia das Crianças, celebrado no Brasil em 12 de outubro, essa data não tem um apelo comercial e, consequentemente, não tem tanta visibilidade. Por isso, é tão importante falarmos sobre 21 de março.
O Marco Legal da Primeira Infância defende que o direito à cultura, brincar e ao lazer são áreas prioritárias para as políticas públicas e o ECA (Estatuto da Criança e do adolescente) defende que é nosso dever assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos à vida, à saúde, ao lazer, à cultura, entre outros… Mas sabemos que na prática isso não acontece, principalmente na quebrada. Não nos faltam dados para comprovar isso:
- Os direitos básicos são distantes das crianças em situação de vulnerabilidade social e segundo dados de um relatório publicado pelo Unicef em 2018, a cada 10 crianças, 6 vivem em situação de precariedade;
- Segundo o Relatório de progresso dos direitos das crianças no brasil da Plan International 20,3% das crianças e dos adolescentes (de 4 a 17 anos) têm o direito à educação violado no Brasil;
- E o mapa da desigualdade da primeira infância, mostra como é a vida dos pequenos na cidade de São Paulo.

O dia da infância pode ser uma boa data para festejarmos o momento gostoso e cheio de novidades que a infância pode ser, mas principalmente nos lembra que temos uma urgência: garantir que os pequenos cresçam com seus direitos assegurados.

Quer saber mais?
Aqui estão alguns materiais pra você se aprofundar no assunto 😉
- Cartilha, guia e vídeos sobre sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, da Plan International
- ECA – Linha do tempo sobre os direitos de crianças e adolescentes
- Os ecos da infância desprotegida: onde estava o ECA enquanto eu crescia? Por Elânia Francisca no UOL
Seguimos defendendo o ECA!
–