Um quinto dos adolescentes latino-americanos está fora da escola, diz ONU
Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) revela que um em cada cinco adolescentes latino-americanos estão fora da escola. O documento intitulado Adolescentes: direito à educação e ao bem-estar futuro foi lançado no dia 31 de março e foi produzido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o escritório regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O relatório mostra que, apesar de aos 11 anos quase todas as crianças estarem na escola, entre os 12 e 18 anos, um quinto delas não frequenta a escola. A situação mais crítica é para os adolescentes de 17 anos. Nessa faixa etária, 50% dos jovens da América Latina estão fora da escola.
As causas para a evasão escolar variam. Para garotos, os principais fatores são a entrada precoce no mercado de trabalho e a falta de interesse pela escola. Já para as garotas, há mais peso o trabalho doméstico não remunerado e a gravidez precoce.
Do Portal Promenino | Imagem: Carlos Ramalhete