Um caminho necessário: A educomunicação nas políticas públicas de educação
Cadu Ferreira e Paolla Menchetti, da Agência Jovem de Notícias de SP e Evelin Haslinger, do Virajovem de Porto Alegre – RS
A Educomunicação há muito tempo vem sendo discutida como um meio de intervenção social que contribui no aprendizado de crianças e adolescentes e tem influenciado na estruturação de políticas públicas. A segunda mesa redonda, do V Encontro Brasileiro de Educomunicação, na manhã da última sexta-feira, se dedicou a discutir a questão da educomunicação nas políticas públicas de educação. A mediação do debate ficou por conta da Profa. Dra. Marilia Franco e contou com a participação da Adauto Soares, da UNESCO; Fernando Almeida, da Secretaria Municipal da Educação e Cintia Boll, do Ministério da Educação.
O Adauto Soares citou que a instabilidade da informação vem se dando há muito tempo como eixo principal em ambientes de discussão política e que vinculamos a abordar a pluralização e democratização dos meios de comunicação, apoio das mídias comunitárias, softwares abertos, apoio as bases de dados livres e tudo que diz respeito ao acesso à informação. Lembrou que a UNESCO tem muitos papéis importantes, um deles é a fiscalização contra a violação dos direitos humanos de jornalistas, que sofrem perseguições por conta da falta de liberdade de expressão em sociedades não democráticas.
O relato de Cintia Boll foi voltada a ações no âmbito escolar, em parceiras com o MEC, especialmente no âmbito do Mais Educação – política de educação integral do MEC, utilizando de intervenções educomunicativas, abordando a questão do protagonismo da juventude em espaços políticos, lembrando da autonomia e autoria que se desencadeiam nesse processo.
Fernando Almeida afirmou a influência dos estudos da educomunicação como uma prioridade na rede de ensino escolar, a necessidade visível de ver a escola como um espaço público e de todos. Criticou o fato de que vários grupos criticam o sistema escolar, mas poucos se dispõem a contribuir para melhoria dela.