Tô no Rumo – Jovens e Escolha Profissional

Série de video-aulas apresenta reflexões sobre juventude e mercado de trabalho no Brasil; episódios estão disponíveis no canal da Viração Educomunicação no YouTube

Em 2021, a Viração foi contratada para produzir cinco episódios de video-aulas para o “Tô no Rumo – jovens e escolha profissional” – uma metodologia criada pela Ação Educativa, que visa apoiar educadores na facilitação de conversas sobre mercado de trabalho e escolha profissional com as juventudes.

Em parceria com o coletivo Caramuja – Pesquisa, memória e audiovisual, foram mobilizados 11 jovens da cidade de São Paulo, que participaram de todas as etapas da produção audiovisual e de oficinas sobre educomunicação, em um esforço para dar coesão ao processo e garantir que as perspectivas juvenis estivessem, de fato, expressas no produto final.

O projeto aconteceu em formato híbrido, com encontros virtuais para debater questões relativas ao processo de inserção produtiva e qualificada de jovens no mercado de trabalho, mas também com gravações presenciais, sempre em acordo com as recomendações das autoridades sanitárias e seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19.

O resultado desse projeto é a série de vídeos que apresentam contexto e propõem reflexões sobre algumas das grandes questões que impactam a inserção de jovens no mercado de trabalho, disponível online no canal da Viração no YouTube:

1-Mercado de Trabalho e Juventudes

Vamos entender as diferenças entre trabalho e emprego ao longo da história e começar a refletir sobre os desafios da juventude para ingressar no mercado de trabalho.

2-Os desafios do 1º Emprego

Nesse episódio, o Gustavo Souza Santos vem com a gente entender todos os desafios de acesso da juventude ao primeiro emprego.

3-Mercado de Trabalho e racismo

Em 2021, o IBGE apontou 14 milhões de pessoas sem emprego; desse total, 6 milhões são jovens de 14 a 29 anos, e metade destes jovens são negros. O racismo estrutural aprofunda as desigualdades no nosso país. Conversamos com especialistas para entender melhor o que esses dados demonstram.

4-Mercado de Trabalho e Diversidade de Gênero

Mulheres negras estão entre as que mais sofrem com as desigualdades de emprego e renda por aqui. 20% das empresas brasileiras não contratam pessoas LGBTQIA+ por causa da sua orientação sexual e identidade de gênero. Num país como o Brasil, entender o mercado de trabalho no Brasil passa por refletir sobre diversidade e questões de gênero. 

5-Empreendedorismo e Juventudes

A criatividade na dificuldade é uma marca de resistência das camadas mais vulneráveis às desigualdades vividas no Brasil. Empreender pode ser, por vezes, a solução para sobreviver. Nesse episódio, vamos conhecer a Agência Popular Solano Trindade e sua atuação na economia solidária, realizado na periferia da zona sul de São Paulo.

Sobre o “Tô No Rumo”

A iniciativa se propõe a realizar uma reflexão sobre a realidade educacional, acesso ao ensino superior e técnico e mundo do trabalho no Brasil contemporâneo, abordando diferentes dimensões (culturais, sociais, econômicas) que afetam os processos de escolha e de inserção educativa e profissional da juventude.

O projeto, construído em diálogo com alunos/as e educadores/as ao longo dos anos, trabalha atualmente com formação de professores, que realizam atividades de orientação profissional em sala de aula.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *