Estudante

Grevistas de universidade roubam a cena durante encontro da SBPC

Manifestação durante a SBPC

Texto: Nikolas Oliveira  (MA) e Maurício de Paula (MA) | Imagem: Nikolas Oliveira (MA), Jovens educomunicadores em São Luis.

Na tarde do último domingo, (22/07), durante a abertura da 64º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Campus da Universidade Federal do Maranhão, diversos movimentos sociais chamaram a atenção para a greve das universidades federais e demais problemas da cidade de São Luís, com panfletagem, apitaço, palavras de ordem e marcha.

Em uma só voz, as organizações APRUMA, Unidos para Lutar, Quilombo Raça e Classe, Movimento Casa de Estudantes, CAIM – Centro Acadêmico 1º de Maio, Marcha das Vadias, Mova São Luis, ANEL, Conlutas e independentes, bradavam: “ A nossa greve unificou! É estudante, funcionário e professor!”

A juventude acadêmica participou apoiando o movimento e levantando questões como a mobilidade urbana e políticas públicas para o enfrentamento da pobreza.

À Agência Jovem de Notícias, a estudante de economia Raquel Susana Lobato Muniz , de 21 anos, destacou a importância da inclusão de uma ciência que esteja aliada a melhorias efetivas para as pessoas. “Estamos aproveitando a abertura da SBPC, que é um evento nacional, para mobilizar e mostrar as varias situações do Brasil […] e cobrar do governo políticas públicas direcionadas para que a pobreza seja realmente enfrentada.”

Estudante Raquel Muniz

Na SBPC, todos têm voz

A ação da juventude começou cedo e teve seu auge durante a abertura da SBPC, onde os manifestantes marcharam rumo à mesa de abertura e com gritos de guerra chamaram a atenção do público, da imprensa e dos organizadores, que concederam a fala de abertura para os participantes.

Em seu pronunciamento, a presidenta da SBPC Helena Bonciani Nader declarou apoio aos manifestantes e cedeu 5 minutos de sua fala para que os mesmos apresentassem suas reinvidicações.

Após a fala, os membros da ação marcharam e se concentraram na saída da concha acústica da UFMA.

Veja a seguir o vídeo da fala dos manifestantes:

Manifestação na abertura da 64º SBPC

 

Ver +

1 Comment

  • ta errado o titulo da reportagem, eh SBPC….arruma ae…=)
    TAMOJUNTO!

    PAZ E BEM

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *