Seminário debate relações entre a educação de jovens e o mundo do trabalho
Evento será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, em São Paulo; inscrições estão encerradas, mas será possível acompanhar transmissão pela internet
A Ação Educativa realiza nos dias 6 e 7 de dezembro, em São Paulo, o Seminário Juventude, Educação e Trabalho. O evento tem como objetivo produzir um maior entendimento sobre as tensões, desafios e possibilidades de articulação entre educação e trabalho na vida dos jovens brasileiros.
A proposta surge da percepção de que, nos últimos anos, questões relacionadas à articulação entre educação, qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho tem ganhado força no debate e na agenda pública, principalmente, quando atrelada à juventude. A intenção é criar um espaço de debate em torno das diferentes perspectivas e iniciativas de articulação entre educação e trabalho voltadas para a juventude.
A programação foi construída a partir do diálogo da Ação Educativa com IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Observatório da Juventude da UFMG, Observatório Jovem da UFF, UniRio e o Programa de Mestrado em Educação do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar; e conta com o apoio do Instituto Unibanco, da Kindernothilfe e da Norwegian Church Aid (veja a programação completa abaixo).
Grande demanda
As inscrições para as 100 vagas oferecidas no evento foram encerradas no dia 25 de novembro e houve grande procura. Até a data, a Ação Educativa recebeu mais de 220 inscrições. A seleção dos participantes foi feita de maneira a garantir a diversidade de atores entre os públicos para o qual o seminário é voltado (professores do ensino básico, gestores educacionais, professores e pesquisadores do ensino superior, ativistas de políticas públicas, estudantes de ensino médio e representantes de sindicatos e organizações da sociedade civil), privilegiando-se alunos e funcionários da rede pública de ensino e o envolvimento dos participantes com a temática.
Raquel Souza, assessora do Programa de Juventude, Trabalho e Educação da Ação Educativa lamenta a impossibilidade de atender a todos os interessados e lembra que o evento poderá ser acompanhado pela internet. “O interesse pela temática mostra o quanto ela é atual e mobilizadora de questões, certamente será necessário dar continuidade a esta reflexão e garantir estratégias para que as principais ideias do seminário sejam divulgadas”, afirma.
A transmissão dos debates da manhã de quinta-feira (6) e da tarde de sexta-feira (7) será feita site da Ação Educativa e o público internauta também poderá mandar perguntas aos debatedores.
Confira a programação completa do evento no site da Ação Educativa
A cobertura do evento também poderá ser acompanhada aqui na Agência Jovem de Notícias.