Por: Doralice Odilia
O Ponto de cultura Ilú Obá de Min, depois da apresentação do grupo “As Capulanas”, abre as portas para outros grupos teatrais.No dia 28 de maio houve a apresentação do “Nhemaria”, com o espetáculo de improviso “Brigadeiro de Colher”.
O Grupo Nhemaria teve inicio em 2010 já com a pesquisa voltada para o teatro de improviso. “Brigadeiro de Colher” é um espetáculo de troca onde as atrizes contando suas histórias pessoais, convidam o público a compartilhar suas experiências de vida, e assim as colocam no palco, dando vida as histórias compartilhadas; com o objetivo de fazer teatro com essas narrativas e compartilhar histórias. O grupo é formado por cinco mulheres, quatro atrizes e uma produtora, sendo que haverá a entrada de mais uma integrante na atuação.
Nesta apresen
tação, realizada no Ilú Obá de Min, algumas questões foram levantadas pelo público: “Sendo teatro de improviso como ocorrem os ensaios?”; estes ocorrem de maneira que as integrantes se conheçam cada vez mais através de suas próprias histórias. Outra questão levantada é o dato do Grupo Nhemaria ser formado por mulheres brancas e como elas se sentiam ao estarem se apresentando em um local que trabalha em prol da cultura negra e sua preservação e divulgação. Como duas das integrantes são do Ilú Obá, as atrizes não viram problemas quanto à questão e disseram se reconhecerem dentro da cultura negra, colocando o Ilú como um lugar importante de serem aceitas .
O espetáculo foi apreciado pelo público como um teatro que acolhe, que proporciona o encontro, que é terapêutico e que também ajuda a conhecer outras culturas através da história de cada um.