Se liga no Fórum Mundial de Direitos Humanos

Por Webert da Cruz, RENAJOC

No aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos (DUDH), deu-se aberto o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) em Brasília. O evento acontecerá de 10 a 13 de dezembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Com uma grande diversidade de pessoas e culturas, o fórum acontece na proposta de trocar ideias sobre os Direitos Humanos em âmbito internacional.

10 de dezembro de 1948, Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas: proclamou-se a DUDH, um documento feito por mãos de muita gente contra a opressão, discriminação e violência contra os direitos inerentes a qualquer ser humano do mundo. A abertura do Fórum foi marcada pelos 65 anos do documento e também com homenagem a Nelson Mandela, lançamento do selo e carimbo comemorativo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para o fórum e a assinatura da portaria que define a realização da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos em 2015.

“Buscamos o diálogo e a formação de uma rede entre sociedade civil, os povos do mundo e os governos, que seja capaz de fazer a diferença em apoio àqueles que necessitam de nossa ajuda contra as forças que querem destruir as relações humanas”, declarou a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) na cerimônia de abertura.

Intervenção no Fórum
Durante a cerimônia de abertura, indígenas e jovens levantaram cartazes em reivindicação pelo genocídio indígena existente no Brasil. O número de assassinatos de indígenas voltou a crescer em 2012, de acordo com o Relatório de Violência contra os Povos Indígenas no Brasil do Conselho Indigenista Missionário, registraram-se 60 vítimas, contra os 51 casos ocorridos em 2011. Fora os altos índices de violências provocadas por omissão do poder público. Diversas representações de povos indígenas estão no fórum.

Cobertura Colaborativa
Durante os próximos dias, a RENAJOC estará participando da cobertura colaborativa do evento. Acompanhe o conteúdo sobre o Fórum Mundial de Direitos Humanos no site e facebook da Agência Jovem de Notícias e pelo portal oficial do evento.

Se liga!

http://www.fmdh.sdh.gov.br/index.php/noticias
https://www.facebook.com/forummundialdh
Referência: Assessoria de Comunicação/SDH/PR)

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *