Palestra de Jovens Pesquisadores

SBPC Jovem: Pesquisadores discutem a importância das tecnologias educacionais para transformações sociais

Jovens pesquisadores discutem a importância das tecnologias educacionais para transformação do processo ensino-aprendizagem e para a inclusão social

 

A programação da SBPC Jovem trouxe na segunda feira, dia 23 de julho, a palestra “Tecnologias Educacionais como Potencializadoras de Transformação das Relações de Ensino Aprendizagem”, ministrada pelo professor doutor Alex Sandro Gomes, na Tenda Cazumbá, dentro das dependências da UFMA, espaço que reuniu jovens pesquisadores de todas as  regiões do País.

Alex Sandro, engenheiro eletrônico, mestre em psicologia cognitiva e doutor em ciências da educação pela Université de Paris, falou sobre recursos educacionais abertos e como estes podem melhorar o processo ensino-aprendizagem. “Quando a tecnologia é inserida na educação sempre há ganho”, afirmou em um dos momentos.

As novas tecnologias também potencializam ganhos para a inclusão social. Pois, segundo o professor, “a inclusão digital é a forma mais rápida de inclusão social, pois através dessas tecnologias a informação pode ser levada a um número cada vez maior de pessoas”.

Uma das interrogações surgidas durante a palestra foi justamente sobre a eficiência das tecnologias e a abrangência das mesmas, como por exemplo, no meio rural e nas áreas de assentamento, onde as condições para o uso das tecnologias é escasso e por vezes inacessível.

Na fala de Luciana Matias de Sousa, estudante de pedagogia da terra do campus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão, e que mora no povoado São José de Moura, no município de Lima Campos, o jovem destacou a importância do uso das tecnologias educacionais, sendo que ainda não existem políticas e projetos que promova a inclusão digital nas áreas do campo e de assentamento, ressaltou ainda que materiais como o computador não são colocados à disposição dos alunos ou ficam guardados na sala da diretoria, dificultando o trabalho do professor(a) no uso das tecnologias de informação e comunicação.

Em suma sociedade como a que estamos vivendo, onde tudo acontece em grande velocidade, o uso das tecnologias se tornou indispensável, mas é preciso que se tenha um olhar paras as áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos, havendo também grande necessidade de políticas voltas para área da educação com a utilização das TIC´s (tecnologias da informação e comunicação)

Texto: Dâmaris Varão (MA) e Chayene Carvalho  (MA) | Imagem:Chayene Carvalho (MA)

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *