SBPC Jovem movimenta campus da UFMA
Iniciada hoje (23), no prédio do Colégio Universitário (COLUN – Campus da UFMA) a 16ª SBPC Jovem. Em sua 20ª edição, o evento traz como lema: Trilhando saberes e sabores. As atividades de abertura reuniram jovens de várias partes do Brasil e principalmente a juventude local. O espaço democratiza a participação da juventude na produção científica e revela os novos talentos ao mundo.
O que é a SBPC JOVEM?
A SBPC Jovem é realizada desde 1993 e acontece durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que existe desde 1948. A SBPC Jovem é a realização do desejo de cientistas que perceberam a necessidade de aproximar ciência e escola, além de atrair a sociedade em geral para a Universidade, aproximando-a da pesquisa científica. É uma oportunidade para trocar conhecimentos e proporciona aos jovens um espaço para apresentar e apreender o saber fazer científico.
A SBPC Jovem deste ano irá oferecer ao público participante oficinas, apresentações de trabalhos científicos nas formas de pôster, palestras, atividades interativas, encontros com cientistas e representantes das comunidades tradicionais, além de exposições, vídeos e filmes.
Em entrevista, o estudante do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Armindo Buas, 18 anos, revela a importância da troca de experiência com outros jovens na SBPC JOVEM:
“Pra mim é muito importante porque além de eu participar pela 1ª vez, é um evento que reúne pessoas de vários lugares de todo Brasil. É importante que a gente conheça um pouco mais as pessoas de outros lugares, assim como também é importante a gente estar antenado na área da tecnologia, porque é um evento tecnológico – maior evento científico da América Latina. É um evento que reúne trabalhos científicos de todo o Brasil em um só lugar, onde a gente pode aprender e também ter oportunidade de apresentar nossos trabalhos”. (( (fg
O também estudante do IFMA, Paulo Roberto, 17 anos, destaca a oportuna oferta de divulgação da produção da juventude. “A SBPC JOVEM é uma oportunidade para os alunos que tinham dificuldade de mostrar seus próprios conhecimentos. A SBPC vem nos mostrar que há possibilidades de nós mostrarmos para o mundo o que nós sabemos, de maneira que as pessoas gostem do nosso trabalho de tal forma que eles sejam usados para o bem da própria comunidade. E muitos trabalhos, eu vejo, refletem o meio ambiente, buscando a melhoria do mundo em que vivemos”, afirma.
A SBPC JOVEM continua por toda a semana, paralela à 64ª Reunião Anual da SBPC.
Baixe e confira toda a programação: http://www.sbpcjovem.com/nossa-programacao.html
Texto: Wanderlan Martins (MA) e Maurício de Paula (MA) | Imagem:Wanderlan Martins (MA)