SBPC Jovem: A história é nossa também

Com diversas atividades bombando na SBPC Jovem, a equipe da Agência Jovem de Notícias foi conferir a oficina Memória da Itaqui Bacanga, da qual encontrou uma quantidade considerada de adolescentes e jovens discutindo e descobrindo a origem da localidade em que vivem. A área Itaqui Bacanga, localizada no município de São Luís (MA), possui uma população de aproximadamente 250 mil pessoas. É formada por 58 bairros, incluindo o campus da Universidade Federal do Maranhão e existe há mais de 150 anos.

Para a jovem Wláudia Gardênia, de 22 anos, “resgatar a história das comunidades,  é uma maneira de valorizar e romper com os estigmas de violência na qual associam não só os bairro, mas as pessoas que vivem na área.”

O ator Renato Porto, que estava caracterizado como Vovó Janoca (uma antiga moradora da área), conta que “relembrar as conquistas da comunidade é importante para que os moradores identifiquem a própria história”.

Um dos exemplos das atividades de maior destaque na área é a realização anual da Via  Sacra, considerado uma dos maiores eventos abertos realizados na América Latina, que acontece na comunidade do Anjo da Guarda, e nos últimos anos recebeu mais de 200 mil espectadores em cada dia de realização do evento.

Texto: Andressa Mendoça (MA) e Milena de Oliveira (MA)| Imagem: Milena de Oliveira (MA)

Saiba mais:

O que é o 64º Reunião Anual da SBPC?

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *