Saiba mais sobre curtição e prevenção na hora do sexo oral

Paolla Menchetti e Leticia Cardoso, do Virajovem São Paulo (SP); Alessandro Muniz e Isadora Morena, do Virajovem Natal (RN)*

Quem disse que os lábios, a língua, a boca em geral é só para falar e comer está muito enganado. Essa parte do corpo humano pode despertar muito prazer, ainda mais quando combinadas com maça e banana, como assim? Não é de culinária que estamos falando, mas de sexo oral, afinal coisa boa tem que ser dita e feita, com segurança sempre. Sobre essa questão, entrevistamos Jaqueline Magalhães, psicóloga e educadora do Programa Adolescer, da ONG Bem Vindo. Confira!

Quais são as chances reais de transmissão de HIV? E outras DST pelo sexo oral?

Embora existam relatos e registros de infecção pelo HIV em pessoas que praticaram apenas sexo oral, o risco nesse caso é bem mais baixo. As chances de contaminação pelo HIV variam de acordo com a forma de sexo praticado, e são maiores no sexo anal e no sexo vaginal sem proteção (sem camisinha). Mas, é importante lembrar que, embora ofereça menor risco de contaminação para o HIV, o sexo oral não está totalmente livre desse risco, além de ser uma forma de contaminação muito fácil para outras DST, como sífilis, gonorréia e herpes.

Por que o sexo oral no ânus – chamado “beijo grego” ou “cunete” – é uma prática comum entre homossexuais? O que faz esse ato gerar tanto prazer?

O chamado “beijo grego” tem este nome por ter sido uma prática comum entre homens na Grécia antiga. A estimulação do ânus pela boca, além de muito prazerosa, pode facilitar a posterior penetração do ânus pelo pênis, já que acaba por dilatar um pouco a abertura do canal. Assim, a prática pode ser escolhida não apenas por homossexuais, mas por todo casal que gostar de praticar sexo anal, precedido de carícias como o beijo grego.

O ânus é uma região do corpo cheia de terminações nervosas, o que lhe confere um caráter erótico muito grande, ou seja, estimulações nessa região podem gerar um prazer imenso. Esta estimulação pode acontecer de várias formas, sendo uma delas com a boca: lamber, sugar, morder e penetrar a língua no ânus.

A mulher pode atingir ao orgasmo apenas com o sexo oral?

Sim, a mulher pode atingir o orgasmo durante o sexo oral. Mas é importante dizer que atingir o orgasmo envolve uma série de fatores, como a entrega durante o ato sexual, as carícias e o cuidado envolvido, as preferências de cada parceiro, e a estimulação de áreas eróticas prazerosas para cada um deles. O sexo oral pode estimular a região do clitóris da mulher, levando-a ao orgasmo.

___

*Matéria originalmente publicada na edição nº 102 da Revista Viração.

Ver +

1 Comment

  • Mesmo sendo cisgenero, sou homo e, meu primeiro namorado costumava me fazer cunete mais para relaxar o esfincter, do que melhorar o deslizamento do pênis, já que suo muito, inclusive entre nádegas! Mas todo prazer, homo ou não, fica melhor entre pessoas amigas ou que se tratam, sempre, amistosamente, como colegas que sejam mais “próximos”!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *