Quando o povo fala: Conferência debate democracia e DH

Clayton Luis, de Belo Horizonte (MG), em Brasília

DSC06191

Fábio Paes, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CONANDA), abriu os debates do segundo dia de Conferência chamando atenção para a relação direta entre democracia e direitos humanos de crianças e adolescentes.

O debate contou com a participação de Guilherme Boulos, membro do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que falou sobre os desafios do momento atual que, segundo ele, não permite meias palavras. Para Boulos, é preciso aprofundar o debate sobre a relação entre democracia e garantia de direitos, pois muitas vezes ela é negada, por interpretações equivocadas. “É momento para lançarmos um projeto novo, momento para radicalizarmos a democracia”, afirmou.

As falas dos demais participantes da mesa apoiaram esta mesma lógica, cada qual a partir do seu ponto de vista. Camila Alanis, presidente da UNES, falou sobre a realidade da educação. Para ela, não há democracia sem as condições básicas para o desenvolvimento do conhecimento, sem espaços dignos para a aprendizagem. Camila lembrou que a escola pública precisa de atenção e cuidado em vários aspectos.

Os debatedores, em geral, ressaltaram que os direitos são frutos das lutas populares, e que as crianças e os adolescentes devem ter espaços de participação efetiva neste debate por garantia de direitos.

Os debates desta segunda-feira (25) foram importantes subsídios para as Plenárias Temáticas, que acontecem na terça (26), quando os delegados discutirão propostas de políticas públicas voltadas a garantir os direitos de crianças e adolescentes.

***

Making of: Essa produção foi realizada por adolescentes que participam da cobertura educomunicativa da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, é uma intervenção socioeducativa que utiliza técnicas do jornalismo para promover a participação e a liberdade de expressão de crianças e adolescentes. Ela é realizada de forma colaborativa, democrática e lúdica.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.