Puro Ouro Verde: em defesa do litoral paulista 

O projeto Puro Ouro Verde promove ações pela preservação do meio ambiente em areas litorâneas no estado de São Paulo, espaços estes que são diretamente afetados pelas mudanças climáticas. O coletivo evidencia a realidade ambiental do seu território com a juventude local promovendo debates com a juventude para assim construírem práticas de prevenção sobre a pauta.

Por Ana Teresa Alves da Silva, Layssa Rodrigues, Melyssa Fernandes Ramos Leandro e Victor Guilherme Medeiros de Campos Gato integrantes do Puro Ouro Verde.

O projeto “Puro ouro verde” tem como principal ideia fazer ações socioambientais nos territórios de Iguape e Ilha Comprida, litoral sul de São Paulo. Isso porque percebemos a necessidade e a urgência de atenção para os desastres ambientais que afetam os moradores dessas regiões, principalmente, os das periferias. Então, nossa proposta é, além de pensa no meio ambiente, olhar para as pessoas mais afetadas nessa problemática existente.

Foto: Participantes do coletivo puro ouro verde, da direita pra esquerda>Layssa Rodrigues, Victor Guilherme Medeiros de Campos Gato, Ana Teresa Alves da Silva e Melyssa Fernandes Ramos Leandro.

Levando em consideração que um dos maiores problemas destes locais é o avanço do mar, voltamos o projeto para esse tema. Nossa ideia se expandiu a partir do edital Chama na Solução 2022, um projeto do Unicef implementado pela Viração que convidou juventudes a proporem ações criativas para estimular o desenvolvimento sustentável, ambiental e social do país a partir de seus territórios. Fomos selecionados num conjunto de 10 coletivos, participamos de etapas de formação, incluindo um bootcamp com as outras equipes selecionadas e dinâmicas com diferentes profissionais da área ambiental.

Foto: coletivo em atuação com jovens.

Para apresentar nossa ideia de ação, criamos um documentário com o objetivo de trazer relatos dos próprios moradores de Iguape,  Ilha Comprida, e até mesmo outros lugares do litoral paulista, mostrando a realidade que vivenciamos no cotidiano, mas que não paramos para analisar de maneira crítica. Uma realidade onde não é debatida a real dimensão desses desastres. Entendemos que a conscientização da comunidade é a maior arma e ação para embarcarmos em busca de um território melhor, e até mesmo de um sistema político melhor.

Para começar a implementar essa ideia, fizemos oficinas em algumas escolas, além de parcerias como o PEA Rendas e com a Fábrica de Cultura. Essa ação tem como objetivo iniciar conversas  com estudantes para discutir os problemas ambientais e o impacto deles na  formação e conscientização da juventude.

Foto: coletivo em atuação com jovens.

A partir desse texto, começamos uma nova etapa de comunicação do nosso projeto, aqui na Agência Jovem de Notícias. Todos os meses, escreveremos sobre temas do nosso projeto e apresentaremos reflexões sobre como a juventude pode agir para defender as áreas litorâneas do nosso país.

Assista o documentário sobre nosso projeto no YouTube:

e acompanhe a gente no Instagram!

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *