Para celebrar o centenário de Paulo Freire
Em 2021, chegamos aos 100 anos de nascimento do grande Paulo Freire.
Para celebrar o centenário deste grande pensador, patrono da educação no Brasil e que é, até hoje, uma grande referência por todo o mundo, a gente selecionou 4 livros digitais produzidos para celebrar seu legado que estão disponíveis gratuitamente para download, 1 podcast e 2 documentários sobre a vida e obra de Freire.
Compartilhe com a sua rede!
1. Reinventando Freire
A obra, organizada por Moacir Gadotti e Martin Carnoy, foi escrita por 63 autores que conviveram com Paulo Freire ou trabalharam no Instituto que leva seu nome, conta com 478 páginas que demonstram a atualidade dos pensamentos do educador e a práxis do Instituto Paulo Freire.
São relatos, testemunhos de sua práxis, projetos e realizações na Educação Básica, no Ensino Superior, na Educação Popular e outras educações possíveis.
2. Pedagogia do oprimido – o manuscrito
O Instituto Paulo Freire disponibiliza ainda, em comemoração ao centenário de Freire, os manuscritos de Pedagogia do Oprimido – sem sombra de dúvidas um dos livros mais importantes da história das ideias pedagógicas de todos os tempos.
O material foi entregue pelo próprio Paulo Freire entregou a Jacques Chonchol e sua esposa durante seu exílio no Chile. Os manuscritos voltaram ao Brasil em 2013, quando Jacques Choncol os entregou a Lutgardes Costa Freire, filho de Paulo Freire.
Jason Ferreira Mafra, José Eustáquio Romão e Moacir Gadotti assinam este projeto editorial, a organização, revisão e os textos introdutórios da edição digital.
3. 100 anos de Paulo Freire: a pedagogia freireana no ensino-aprendizagem da educação brasileira
A editora Bagai lançou o e-book gratuito “100 anos de Paulo Freire: a pedagogia freireana no ensino-aprendizagem da educação brasileira”. Composto por produções científicas de pesquisadores de diferentes e conceituadas universidades brasileiras, a edição comemorativa é organizada por Carlos Luis Pereira, que contou com o apoio de um conselho editorial formado por professores do Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cuba e México.
Do ensino da matemática à educação física, os temas do livro têm um ponto de convergência: os conceitos de uma aprendizagem libertária, crítica, emancipatória e reflexiva propostos pelo patrono da educação brasileira. A obra também abarca o ensino para povos indígenas, reflexões socioambientais e teorias decoloniais.
4. Paulo Freire vive: Cem anos de Paulo Freire – cem vozes de corações e mentes
Este e-book, lançado pelo Coletivo Paulo Freire, é formado por produções de mais de 180 autores e autoras que se utilizaram de diferentes gêneros textuais para contar, à sua maneira, de que forma o pensamento freiriano se fez presente em suas vidas e trajetórias profissionais. São poemas, bordados, fotografias, vídeo-depoimentos, panôs, cartas, artigos, relatos de memórias e outros formatos.
5. Podcast Paulo Freire: vida de professor
Por que Paulo Freire ainda incomoda tanta gente?
Essa é uma das questões que movimentam o ep. “Paulo Freire: vida de professor”, o quarto em formato narrativo publicado pelo 451 MHz, o podcast da revista Quatro Cinco Um. O programa teve a participação da professora Lindjanne Melo, do sociólogo Lutgardes Freire (filho de Paulo Freire), do linguista Marcos Bagno e do escritor Marcelino Freire. A leitura de trechos de cartas de Paulo Freire foi feita pelo escritor Xico Sá.
6. ‘Paulo Freire, 100 anos’ | TV Cultura
Documentário inédito sobre o educador, produzido pelo departamento de jornalismo da emissora.
Apresentado pelo jornalista e diretor Leão Serva, o documentário mergulha sobre a trajetória de Freire, o experimento de Angicos e o livro Pedagogia do Oprimido, através de depoimentos e imagens da época.
Paulo Freire, 100 Anos traz alguns dos principais estudiosos da obra do educador para explicar a sua importância e, ao mesmo tempo, os motivos dele estar sendo vítima de tantos ataques extremistas.
7. ‘FONEMAS DA LIBERDADE’ | TVE Bahia
O filme, produzido especialmente para celebrar o centenário de Freire, foi criado a partir de materiais de arquivo coletados por seis outros cineastas sobre o trabalho de alfabetização promovido por Freire em Angicos, no Rio Grande do Norte.
–
