(Portugués/español) “Os governos só vão dar alguma direção”
Cristina Figueres, Secretária Executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas em Mudanças Climáticas – UNFCCC, esteve na Conferência da Juventude – COY-8 que acontece no Student Center, em Doha, Qatar, para passar uma mensagem aos jovens que participarão da COP18. Cristina pediu aos jovens que não esperem muito dos governos durante a Conferência do Clima, pois não são eles quem vão promover as mudanças necessárias. “Os governos só vão dar alguma direção, mas quem vai dizer como fazer, em quanto tempo, quanto vai custar são as pessoas que estão em ação, como a juventude”.
A secretária executiva também destacou como esse é um momento importante para o Qatar, pois é a primeira vez que o país do Oriente Médio sedia um evento tão diverso e com tantas opiniões diferentes. Para ela isso é uma grande conquista dentro de um país muçulmano, como o Qatar. Quanto às negociações, Cristina pediu para que os jovens sejam pacientes mas que “continuem insistindo”.
(Por: Evelyn Araripe, para a Agência Jovem de Notícias na COP18)
ESPAÑOL
“Los gobiernos sólo dan a dar la dirección “
Christiana Figueres, Secretaria Ejecutiva de la Convención Marco de Naciones Unidas sobre Cambio Climático – UNFCCC – estuvo en la Conferencia de la Juventud – COY8 – que se lleva a cabo en el Student Center en Doha, Qatar, para enviar un mensaje a los jóvenes que participarán de la COP18. Christiana pidió a los jóvenes que no esperen mucho de los gobiernos durante la Conferencia de Cambio Climático, porque no son ellos quienes van a promover los cambios necesarios. “Los gobiernos sólo van a marcar la dirección, pero quienes dirán cómo, en qué tiempo y cuánto va a costar son las personas que están actuando, como ustedes los jóvenes”.
La Secretaria Ejecutiva también destacó la importancia de este momento para Qatar, ya que es la primera vez que un país del Medio Oriente es sede de un evento tan diverso y de tantas opiniones diferentes. Para ella eso es una gran conquista dentro de un país musulmán, como Qatar. En relación a las negociaciones, Christiana pidió que los jóvenes sean pacientes pero que “continúen insistiendo”.
(Por: Evelyn Araripe, para la Agencia Joven de Noticias en la COP18)