Opinião: O novo Ensino Médio na visão de uma Estudante

O novo ensino médio levantou muitas opiniões divergentes. Porém, atualmente, estamos nos adaptando positivamente por causa dos projetos e aulas práticas desenvolvidos ao longo do ano.

Por Grazi Dantas

Após tempos difíceis com a pandemia de Covid-19 e a quarentena, estudantes ainda sofrem bastante, pois a falta das aulas fez com que grande parte enfrentasse mais dificuldades do que o normal, desde que a volta às aulas presenciais foi liberada, ainda em 2021.

Estudantes que ingressaram no ensino médio em 2022 frequentam as aulas em um novo sistema, chamado de “novo ensino médio”: esse novo formato adotado pelas escolas levantou muitas opiniões divergentes, principalmente por parte de estudantes, já que em algumas escolas o ensino em tempo integral foi aplicado, os alunos tendem a se desenvolver mais no tempo integral, com as 9 aulas diárias.

Visita a PUC em Belo Horizonte/MG. (Grazi Dantas/Arquivo Pessoal)

Em meu ponto de vista como estudante, o novo ensino médio assustou bastante no começo, mas a coordenação da minha escola fez com que tudo ficasse mais leve. Foi possível que nós nos adaptássemos ao longo dos meses – no começo foi bastante difícil e confuso, eram 27 disciplinas e, mesmo que nem todas tenham aulas massivas e sim aulas práticas, ainda assim era tudo muito novo para nós que ficamos bastante tempo sem frequentar a escola.

As disciplinas comuns do ensino médio “antigo”, continuaram a mesma coisa, não teve muitas alterações o que eu percebi de diferente foi o desempenho das atividades, os professores vêm criando novos projetos para desenvolvermos de uma forma dinâmica sem ficar muito maçante as aulas.

Simulação da ONU na escola (Grazi Dantas/Arquivo Pessoal)

As aulas de tutoria e estudos orientados, por exemplo, foram muito importantes para que fizéssemos nossos trabalhos e atividades em sala de aula sem que tivéssemos mais coisa para fazer em casa. Tendo mais tempo para descanso ao chegar em casa, a rotina fica mais leve. A escola nos ofereceu equipamentos na sala de computação para que fizéssemos as pesquisas, televisores para assistirmos vídeo-aulas complementares, livros de todos os tipos para melhor aprofundamento nos assuntos e os professores estavam empenhados em seu trabalho, dando total assistência pra gente durante o tempo integral.

Trabalho desenvolvida por Grazi Dantas com as professoras Elisa e Lívia, criado por e para alunos. (Grazi Dantas/Arquivo Pessoal)

O novo ensino médio tem seus pontos positivos e negativos. Mas atualmente estou vendo pontos positivos, já que além das aulas estamos desenvolvendo projetos muito legais em sala de aula como a criação de um jornal feito pelos alunos, podcast, criação de site e app de um banco de moeda virtual desenvolvido por um aluno para trabalhar finanças no ambiente escolar, passeios para faculdades para conhecermos e começarmos a pensar em nosso futuro, simulações de Enem para nos prepararmos desde cedo para a prova, projetos de empreendedorismo estudantil e muito mais.

Posso concluir que eu este novo ensino irá contribuir com a melhor educação no país, os alunos terão mais motivação para estudar podendo ter suas habilidades sendo desenvolvidas na escola com projetos que podem trazer grandes destaques para o aluno.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *