#Opinião: Mais do que nunca, precisamos incentivar a leitura

Lula pretende retirar taxação de livros. Leitores de todo o Brasil estão entusiasmados com a proposta feita pelo eleito à presidência em 2023 Luiz Inácio Lula da Silva.

Por Grazi Dantas

 A proposta feita nesta última Segunda feira (31) tem como objetivo a retirada da taxação dos livros, criando esperança para os escritores brasileiros em uma possível melhora nas vendas das obras nacionais.

A taxação é vista como um grande problema já que os livros costumam ficar mais caros do que deveria impossibilitando a classe pobre brasileira ter acesso a literatura, assim ficando apenas disponível em melhores condições para a classe alta brasileira, e isso vem sempre um grande problema ao qual os jovens brasileiro denominados como bookstand vem reclamando frequentemente desde o início da pandemia, que foi o período mais difícil para ter acesso a literatura por um valor mais acessível.

Em meu ponto de vista como uma consumidora da literatura nacional, confirmo que ficou bem difícil o consumo de livros durante esses últimos anos. Isso prejudica vários autores que iniciaram agora, já que além de estar sendo caro publicar um livro de qualidade, acaba que é difícil receber o retorno financeiro que foi investido por conta das poucas vendas. As promoções que ocorrem em lojas como: Amazon, Submarino, Americanas e muitas outras são a única esperança de nos jovens finalmente comprar novos livros.

Diversas escolas proporcionam bibliotecas de qualidade com livros de todos os gostos, e isso sim é a única forma que os jovens têm de poderem ter seu tempo de lazer bem gasto.

 A educação literária é tão importante quanto imaginamos, a leitura é capaz de fazer com que nossos jovens aprendam cada vez mais e desenvolva novas habilidades através da escrita, por exemplo, temos diversos alunos pelo Brasil que graças a leitura se desenvolveram bem durante o ensino médio suas redações sendo assim destaque no ENEM tirando notas altas.

Continuaremos esperançosos de que este cenário do interesse pelos livros fique escasso e cada vez mais desaparecendo entre as crianças, adolescentes e jovens brasileiros!

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *