#Opinião: Jovens líderes: Quem são, o que fazem e o como você pode se tornar um!

Na minha coluna deste mês, falo sobre liderança, e sobre como a juventude está tão apta a serem líderes, mesmo sem a aclamada “experiência” que nos assombra tanto na hora de conseguir aquele emprego tão desejado.

Por Marcela Souza Rabelo

Se você espera encontrar neste texto nomes de jovens líderes que estão fazendo sucesso na atualidade, então está completamente equivocado! Aqui, não espere encontrar exemplos de lideranças a quem seguir, ou mesmo um tutorial de como ser um bom líder. Mas esteja pronto para descobrir como você, eu e qualquer outro jovem podemos nos tornar líderes! 

Sim! É isso mesmo que você leu!

Por isso esteja pronto para esta jornada!

Está pronto? Então vamos lá.

Se você espera encontrar neste texto nomes de jovens líderes que estão fazendo sucesso na atualidade, então está completamente equivocado! Aqui, não espere encontrar exemplos de lideranças a quem seguir, ou mesmo um tutorial de como ser um bom líder. Mas esteja pronto para descobrir como você, eu e qualquer outro jovem podemos nos tornar líderes! 

Sim! É isso mesmo que você leu!

Por isso esteja pronto para esta jornada!

Está pronto? Então vamos lá.

Quem são?

Foto: Reprodução de cena do filme “O menino no espelho” (2014)

Para descobrir quem são os líderes, primeiro você precisará ir buscar um espelho e encará-lo por alguns segundos. Pronto, agora já sabe. Você é um potencial líder! Aposto que você não sabia disso, mas cá estamos com a verdade. Todos nós podemos ser líderes porque a liderança não é um cargo profissional onde competimos com outras pessoas pela mesma vaga, e sim uma competência que pode ser muito bem desenvolvida por qualquer um de nós.

O Na Prática, uma iniciativa da Fundação Estudar que visa oferecer conteúdo e desenvolvimento para jovens de todo o Brasil, conceitua a liderança como sendo a condição de saber quem você é, o que quer e como vai atingir os seus objetivos. Pensando nesse conceito, podemos associar a liderança com principalmente o autoconhecimento porque se você conhece a si mesmo, seus princípios e valores, então com certeza vai conseguir ser o líder da sua vida e, por conseguinte, disseminar uma ideia, levar mudanças pelo mundo e/ou guiar um grupo de pessoas.

Percebe como descobrir quem é você, é a parte talvez mais importante para que você se olhe na próxima vez no espelho e não tenha dúvidas de que está de fato vendo um líder?

O que fazem?

Foto: Reprodução de cena do filme “Alice no país das maravilhas” (1951)

Okay, já descobrimos quem são os líderes (somos nós). Mas o que eles fazem? 

E é aqui que entra a liberdade de ser quem você é! Não existe um padrão de líder. Nem mesmo uma cartilha! O que existe são características e generalidades associadas ao líder como por exemplo a capacidade de promover mudanças na forma de pensar e agir das pessoas, mudanças na melhoria de algo, alguém ou lugar e, ainda, a capacidade de conduzir ideias e pessoas.

Mas tenho dito que é aqui que existe essa liberdade porque as pessoas, em sua própria essencialidade, possuem características distintas, ideias inovadoras e um perfil totalmente único. Assim, o que você fará como um líder depende muito mais de você e das situações que vivencia do que de critérios e teorias elencados em grossos livros ao longo dos anos.

Pois quando pensamos na figura do líder, é certo que a primeira imagem que nos vêm na cabeça são os líderes empresariais. Ou seja, líderes de funcionários de uma determinada companhia. Mas um líder é mais do que isso e não se limita apenas a essa área específica. Um líder pode conduzir ideias e pessoas em diferentes áreas e, não obstante, em diferentes esferas, não só profissional, como também social e pessoal. Um líder pode promover mudanças em diversos ambientes e situações, mesmo não sendo da esfera profissional. Por isso defendo que existe essa liberdade na liderança e ouso dizer que também existe a criatividade.

Como você pode se tornar um?

Gif: Banco de gifs gratuitos GIPHY

Você pode estar se perguntando, “Mas se todos somos líderes, então não precisamos nos tornar um, porque já somos!”, e é por isso que usei essa palavrinha “potencial” lá no início do texto.

Todos somos potenciais líderes, mas como enfatizado, é preciso encarar a liderança como uma competência que geralmente só aparece diretamente frente alguma necessidade. E mais do que isso, é preciso conhecer a si mesmo e ao seu propósito, para então ser capaz de conduzir ideias e pessoas de maneira a refletir e inspirar mudanças.

Já parou para pensar em qual é o seu propósito?

Não confunda “propósito” com “objetivo”, hein?

Enquanto o propósito é o que te motiva a viver todos os dias, os objetivos são o que você faz para alcançar e fazer valer o seu propósito.

Se você já sabe qual é o seu propósito, maravilha. Está no caminho certo, pois assim fica muito mais fácil de entender que tipo de líder será e quais esferas – pessoal, profissional e social – tem mais sentido com aquilo que você deseja ser e fazer.

Se você ainda não sabe qual é o seu propósito, não desanime. Isso é muito comum e, eis aqui algo que pode te ajudar a descobrir o seu: Mário Sérgio Cortella fala, em um evento online, que propósito é aquilo que nos motiva por dentro. Isto é, algo que parte do nosso individual, sem certo, errado e julgamento, e que nos estimula por fora, ou seja, algo no mundo que nos faz querer tomar iniciativas de melhorias e mudanças.

Então tirar um tempo para pensar nos seus valores e princípios, olhar ao redor da sua família, vizinhança e comunidade, e conversar com amigos são passos que vão te ajudar a chegar no seu propósito.

Afinal, o seu propósito e o seu líder já existem e estão bem aí dentro de você. Basta começar a lapidá-los.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *