O que o ensino não te ensina
Reflexões sobre o livro do Breno Perrucho
Por Amanda Costa
–
Olá meu risoto de castanhas do Pará 🙂
Uma das coisas que mais amo fazer é aprender. Sabe quando você desenvolve um prazer genuíno por conhecimento? Amo ler livros, fazer um novo curso, escrever artigos, conversar com um amigo inteligente e investir meu tempo, energia e recursos para me tornar a potência de quem eu posso ser.
E sabe qual é a segunda coisa que mais amo fazer? Compartilhar conhecimento! Eu sou uma tagarela por natureza, inclusive esse era meu apelido quando era mais nova. Me divirto contando histórias, mostrando perspectivas e trazendo novas informações para aqueles que estão ao meu redor!
Agora quero partilhar contigo, minha querida leitora, as reflexões que tive com a leitura do meu último livro: O que o ensino não te ensina, do empreendedor Breno Perrucho.
Perguntas abrem portas, afirmações as fecham. Questionar os dogmas, os acontecimentos à sua volta, entender que tudo veio a ser são formas de nos libertarmos das amarras que nos prendem ao senso comum. A busca incessante pela verdade significa não se contentar com explicações rasas.
Breno Perrucho
O que não aprendi na escola
A vida é muito louca né. Nos dão um roteiro para ser feliz que dá mais certo no papel do que na vida real. Quem nunca ouviu a “fórmula mágica da felicidade”?
- Vá para a escola, seja uma aluna exemplar, tire boas notas, passe no vestibular, faça um estágio numa multinacional, conquiste seu diploma, arrume um emprego, case-se com o amor da sua vida, tenha filhos, viaje duas vezes por ano e se aposente para só então, descansar.
Moral da história: somos ensinados que a felicidade só chegará quando conquistarmos todos os crachás que as convenções sociais nos impõe, tipo uma lista para dar check ✅ assim que completarmos cada tarefa.
Mas a real é que o processo de ensino deveria caminhar num sentido menos padronizado e mais personalizado; menos técnico em poucas matérias e mais amplo em várias áreas de conhecimento; menos decoreba e mais mão na massa; menos teórico e mais útil para a vivência em sociedade.
Apesar de parecer uma ótima receita de bolo para ter sucesso, a atual imposição das matérias se tornou sufocante! Grande parte dos jovens não deseja seguir apenas uma listinha de tarefas, mas almejam alcançar controle emocional, pensamento empreendedor, liberdade financeira, boa comunicação, habilidades de gestão e felicidade.
Mas afinal de contas, o que é felicidade?
A felicidade vem de dentro, é um estado de gratidão, leveza e aprendizado constante. Esse sentimento vem da nossa escolha de como interpretar o mundo, desenvolver pensamento crítico e ser curioso com cada oportunidade da vida.
Para mim, a felicidade se tornou um exercício de prática constante. Ao invés de dizer: “Droga, que problemão. Gostaria que isso não tivesse acontecido.” Paro, respiro e procuro dizer: “sou ótima em solucionar desafios! Essa é uma boa oportunidade de aprendizado.”
Mas não vou deixar esse texto tóxico e dizer que consigo manter a energia lá em cima sempre, às vezes choro no banho e grito no travesseiro. Depois de extravasar os sentimentos que me sufocam, vou gastar energia: academia, corrida e algumas abdominais são ótimas para transformar minha raiva, indignação e frustração em massa magra 😂
O segredo para ter uma vida leve, é desenvolver bons hábitos e disciplina. Veja o que Breno disse:
Ao se comprometer a ser disciplinado, a imagem que tem de si mesmo começa a mudar. Você se olha no espelho e admira a pessoa que está refletida ali. Você passa a se respeitar, porque sabe que é capaz de resistir às tentações para fazer o que é preciso, e não o que quer. Com isso, tudo começa a mudar à sua volta. Sua linguagem corporal, a maneira como se expressa e seu comportamento social se transformam. E tudo isso faz com que as pessoas mudem a visão que têm de você. Então, você passa a ser respeitado. Disciplina é algo que influencia não apenas no trabalho, mas em todas as áreas da vida. A disciplina muda a forma como vemos a nós mesmos. Isso nos faz acreditar que somos pessoas com padrões altos. Nossa crença transparece para terceiros na forma de autoconfiança, e assim eles também começam a acreditar que somos pessoas com altos padrões. É um ciclo virtuoso.
5 características para atingir o sucesso
Nããão, esse não vai ser um passo a passo de coach dizendo o que você precisa fazer para alcançar o sucesso, até porque esse é um assunto bem relativo né. Eu quero apenas partilhar algumas habilidades que vejo como essenciais para quem deseja viver de forma abundante:
- Criatividade: é a capacidade que temos de construir algo novo, de reinventar uma situação, de conseguir enxergar uma saída nas dificuldades ou até modificar a realidade a partir de conhecimento e experiências. A pessoa mais inteligente em um determinado assunto é aquela que sabe explicar da forma mais simples, objetiva e criativa, usando imagens, metáforas, alegorias, palavras claras e mostrando como isso é aplicado na prática.
- Relacionamento: é o famoso networking, ou seja, trocar conhecimentos e experiências a nível profissional. Seja interessante e interessado, nunca interesseiro, ok?
- Fazer dinheiro: O dinheiro em abundância não é capaz de comprar a felicidade, mas ele traz conforto e liberdade. Já pensou poder escolher estar em qualquer lugar do mundo, fazendo o que tiver vontade, com quem você ama e por quanto tempo achar necessário? A sustentabilidade financeira te dá liberdade para fazer essas escolhas.
- Resiliência: desenvolva o hábito de evoluir constantemente. Tenha novas experiências, leia bons livros, conheça outras culturas, converse com pessoas que pensam diferente de você e diga “sim” para as oportunidades da vida. Essa postura vai te ajudar a ter resiliência perante as mudanças da vida.
- Gratidão: não é a felicidade que traz gratidão, mas a gratidão que traz felicidade. A gratidão está muito mais relacionada a saber apreciar o que temos no presente do que o que teremos no futuro. Esse é um exercício diário de apreciação, desfrute e contemplação.
Se você se esforçar para desenvolver esses cinco fatores, você será mais rico por qualidade de vida e visão de mundo do que propriamente pela sua conta bancária. Quando seu porquê for maior que suas desculpas, você dará conta de todo o trabalho!
Agora que chegou até aqui, pergunte-se: o que posso fazer para agregar valor para o mundo? Somos seres finitos em eterna evolução. Erre rápido, aprenda logo e siga avante na sua trajetória <3
–