O Conselho Tutelar de Senador Canedo – GO

 

O Conselho Tutelar é um órgão estratégico na sociedade brasileira, com a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e adolescente; e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.

Sua finalidade é atender diretamente a comunidade, aplicando medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O conselho tutelar é fiscalizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pela Autoridade Judiciária, pelo Ministério público, Entidades Civis que trabalham com a população infanto-juvenil e principalmente pelos cidadãos que devem zelar pelo bom funcionamento e pela correta execução de suas atribuições legais.

 

Não são Atribuições do Conselho Tutelar:

  • Busca e apreensão de Crianças, adolescentes ou pertencentes dos mesmos. É competência do oficial de justiça por ordem judicial;
  • Autorização para viajar. É competência do Juizado da Infância e Juventude da Infância e Juventude;
  • Emitir autorização de guarda. É competência do Juiz, através de um advogado que entrará com uma petição para a regularização da guarda ou modificação da mesma;
  • Solucionar casos de indisciplina de alunos se a escola anteriormente não recorrer a todos os recursos previstos no Regimento Escolar. A escola só deve solicitar a intervenção do Conselho Tutelar se a intervenção do Conselho Tutelar se a situação não puder mais ser resolvida no âmbito Escolar;
  • Se houver acordo, em relação à pensão alimentícia e guarda procurar o Ministério Público; caso não haja acordo entre os responsáveis procurar Assistência Judiciária Municipal ou Particular para que seja resolvido.

 

Quem são os Conselheiros Tutelares?

São pessoas que tem o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto aos órgãos e entidades para assegurar os direitos da criança e do adolescente. São eleitos cinco membros através de voto facultativo e direito, para um mandato de três anos, permitida uma recundação. Os atuais Conselheiros da gestão 2010 a 2013 são:

 

  • Sônia Pires dos Santos

Conselheira Tutelar/Presidente

 

  • Daniela Cristina de Sousa Dias

Conselheira Tutelar/Vice-Presidente

 

  • Eliane Maria de Silveira

Conselheira Tutelar/Secretária Geral

 

  • Cremilda Costa Santos Gomes

Conselheira Tutelar

 

  • Jaime Ferreira Oliveira Júnior

Conselheiro Tutelar

Saiba mais sobre a 9 Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Redação: Brenda Ellen

Ver +

11 Comments

  • Quero fazer uma denúncia anônima, pois um amigo da minha filha ,disse q vai fazer o jogo da baleia azul
    Ele estuda na escola senador….
    Ele disse a minha filha q sua família não se importa com ele,e q até sua namorada o deixou,poriso ele vai entrar no jogo,anda posto fotos estranhas no seu status do whatssap…..

    • Olá Valdelina!
      Em casos como esse o ideal é você contactar o serviço de saúde municipal, especialmente o Centro de Saúde Psicossocial (CAPS) de Senador Canedo.
      https://goo.gl/26N9SU – Essa é a página de facebook desse serviço.

      Você também pode entrar em contato com o Instituto Dimicuida, uma ONG especializada em jogos para jovens na web, para saber como proceder.

      Nós da Agência Jovem de Notícias esperamos que fique tudo bem.
      Boa sorte

      Se tiver mais problemas com direitos de crianças e adolescentes, contate o Conselho Tutelar de Senador Canedo (62) 3275-3044

  • Gostaria de uns conselhos,como lidar com uma adolescente de 16anos q acha q já pode tudo na horas q bem que, e q já pode responde por se próprio ..ex.sai de casa na horas q bem que e as vezes chegar durme na fora ..

    • Olá, Clecio.
      Nós da AJN acreditamos na autonomia dos jovens para certos aspectos, como liberdade de participação e mobilização social, acesso à internet e meios de comunicação, acesso à educação entre outras coisas.
      Mas de fato, para outras coisas, adolescentes precisam de responsáveis adultos.
      Para lidar com essas situações, é preciso conversar caso a caso, com o jovem e o adulto.
      Contacte o Conselho Tutelar da sua cidade para mais conselhos 😉

      Para mais informações sobre direitos das juventudes, nos siga nas redes sociais
      https://www.facebook.com/viracao.educomunicacao/

  • Preciso fazer uma denuncia, sei que não vou ser ouvida, mas vou contar com a misericordia de Deus: Todos os dias entro no terminal de Senador Canedo das 700hs as 730hs para ir ao meu trabalho, todos os dias tem dois garotos lá pegando sit pass usados, só que eles atrapalham os passageiros passarem, hoje presenciei uma sena alarmante, a funcionário do terminal estava pedindo a eles para não ficarem próximos as catracas para não atrapalharem, eles quase bateram na funcionaria, fui falar com eles fizeram uma cena triste, disse a funcionária para chamar o conselho tutular da cidade ela me perguntou se existia, pois já denunciaram por varias vezes a seis meses que fazem isso e ninguém tomou providência, sera que ainda não perceberam que é mais um ponto de drogas e que só vão tomar providências quando acontecer o pior/ respeito e educação tem não, como fica conselheiros? se continuar vou chamar a televisão, é um prato cheio para eles, duvida? e o nome de vcs vai ao chão, tomem providências urgentes por favor conselho tutelar infantil existe para isso tbm.

  • queria saber se adolescente de 13 anos pode trabalhar ??/

  • bom

  • PRECISO URGENTE DE UM TELEFONE PARA CONTATO COM ESSE ÓRGÃO PARA UMA DENÚNCIA ANÔNIMA QUE INCLUI CRIANÇAS MENORES DE 15 ANOS.

    AGUARDO RETORNO URGENTE.

    • Olá, o telefone que temos é (62) 3524-2403. Abraço!

  • QUERO FAZER UMA DENUNCIA ANÔNIMA URGENTE.
    COMO PROCEDO NESSE CASO??
    AGUARDO RETORNO URGENTE DESSE ÓRGÃO.

    MEUS TELEFONES:
    (62) 9820-9292 // 8429-8729

    ATENCIOSAMENTE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *