“Nós temos que pensar como adultos porque vocês não pensam”

Leah Namugerwa, jovem ativista pelo clima de Uganda, chamou a atenção dos presentes em seu discurso na Cerimônia de abertura da COP-27, lembrando que não há mais tempo para ‘grandes poluidores intocáveis’

Por Graziella Albuquerque

Participamos hoje da abertura da COP-27. A cerimônia foi aberta pelo Presidente do Egito, Abdel Fattah, e em seguida, o Secretário Geral da ONU, António Guterres, fez um discurso impactante:

Estamos em uma estrada para o inferno do clima com o nosso pé no acelerador. […] Ou fazemos um pacto de solidariedade coletiva ou um pacto de suicídio coletivo.

Alguns outros representantes mundiais importantes discursaram na cerimônia: o Presidente dos Emirados Árabes, Sheikh Mohamed, a Presidente do Senegal, Macky Sall, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, entre outros. Mas o destaque da cerimônia de abertura da COP-27 foi a jovem ativista climática de Uganda Leah Namugerwa, que tem apenas 18 anos.

Ela é conhecida por liderar campanhas de plantio de árvores e por iniciar uma petição para impor a proibição do uso de sacolas plásticas em Uganda. Além disso, seguindo a inspiração de Greta Thunberg, ela começou a apoiar greves escolares em fevereiro de 2019 com o Fridays for Future Uganda. Leah Namugerwa comemorou seu aniversário de 15 anos plantando 200 árvores em vez de fazer uma festa, e desde então ela lançou o projeto Árvores de Aniversário, para distribuir mudas para aqueles que desejam comemorar seus aniversários plantando árvores. Seu principal objetivo é ver a aplicação da legislação climática atual (Acordo de Paris) e atrair mais atenção para as questões climáticas.

Nós adolescentes, temos que pensar como adultos porque vocês não pensam. Não é justo que grandes poluidores sejam intocáveis… Temos que encarar a realidade, o mundo está em colapso por causa dos combustíveis fósseis.

Leah Namugerwa

Acompanhe nossas redes para ficar por dentro de toda a cobertura da COP27!

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *