Muito a comemorar: PCU encerra atividades com evento em São Paulo

 

Ontem à noite no Sesc Pinheiros, aconteceu o encerramento do Projeto Plataforma dos Centros Urbanos, do UNICEF. De 60 Grupos Articuladores de comunidades que se inscreveram em 2009 para participar do projeto, 30 receberam a homenagem do UNICEF pelos resultados alcançados.

Estiveram presentes na festa de encerramento o poder público, organizações da sociedade civil e adolescentes.

Dados sobre o impacto do projeto foram apresentados e diversos vídeos com falas de atores envolvidos na PCU falaram dos avanços que tiveram nas comunidades em políticas públicas locais, em diferentes áreas, como Educação, Saúde, Lazer, Esporte, entre outras.

Carta a todos(as) que fazem a Plataforma dos Centros Urbanos

Algumas palavras passam na minha cabeça neste momento de despedida.

O que fica é a amizade que criamos…Entre idas e vindas, chegadas e despedidas, alguns estão desde do inicio, outros chegaram no meio, mas todos conquistaram seu espaço, deixaram sua marca. Cada um segue no meu coração.

Como diz a música: “Amigos é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito…”.

Foram quatro anos de Plataforma e a cada dia, a cada hora no coração uma amizade bonita nasceu entre todos nós e com o tempo cresceu… Cuidei com carinho dessa amizade e a ela serei fiel. Mais do que amizade, construímos uma família que ao longo de quatro anos. Cada um vai seguir sua vida, mas espero encontrar a todos, pois não importa a distância. Vocês sempre estarão no meu coração.

Foi muita emoção rever amigos que há muito tempo que eu não via. Mas ontem foi um grande dia! Comemoramos mais uma vitoria de nossas vidas com nosso educadores da Viração Educomunicação, Renata Trindade, Rafael Lira, MariaRehder, Vania Correia, Eduardo Peterle, Elisangela Cordeiro, Gisella Hiche, Evelyn Araripe e Novaes.

Em nome dos adolescentes que passaram por este grande projeto do UNICEF, a Plataforma dos Centros Urbanos, somos gratos por todas as formações e por terem apresentado novos caminhos a seguir. Mais uma vez, OBRIGADO!

 

Alisson Rodrigues, 18 anos, adolescente comunicador da PCU

 

Plataforma dos Centros Urbanos

 

A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa do UNICEF e seus parceiros, que tem como objetivo a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes e a redução das desigualdades que afetam meninos e meninas que vivem nas grandes cidades.

A iniciativa é desenvolvida em ciclos de quatro anos. O primeiro ciclo iniciou-se em 2008, com a mobilização dos então candidatos à prefeitura, para que se comprometessem com o cumprimento de 20 metas, e das comunidades populares, para que se organizassem em grupos intersetoriais locais para participar.

A ideia é que a partir de 2013, o UNICEF expanda a iniciativa para outras cidades brasileiras.

A primeira edição da Plataforma dos Centros Urbanos contou com a aliança estratégica com a Fundação Itaú Social e MSC Cruzeiros, a parceria com o Projeto Segurança Humana e o apoio da Nova/SB. A iniciativa é implementada com a parceria técnica da Bem TV, do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), do Instituto Paulo Montenegro e da Viração Educomunicação.

Ver +

1 Comment

  • Com muita comemoração e muita alegria sim, encerramos um ciclo que foi maravilhosamente produtivo… Hoje posso dizer que estou realizado sim com os feitos, com as lutas e com as coisas que ainda tenho a fazer pela minha comunidade! A Plataforma dos Centros Urbanos veio para mudar, edificar e preparar a todos para um mundo bem maior, um mundo cheio de ideais, de esperança e principalmente de mudanças… Aos Adolescentes Comunicadores da (PCU), aos EDUCOMUNICADORES, a UNICEF, a Revista Viração, ao CIEDS, e aos demais o meu muito obrigado por fazerem parte da minha vida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *