Começa a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Pará
Hoje entrevistamos Ricardo Mello, 31 anos ¨C OAB/PA, vice-presidente do Conselho Estadual da Criança do Adolescente, para saber mais sobre a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará, que pretende reunir 800 pessoas, entre crianças, adolescentes, representantes governamentais e da sociedade civil.
É esperado para a conferência participantes de cerca de 100 municípios, os quais realizaram suas conferências municipais. Infelizmente, avaliou Ricardo, cerca de 40 municípios não estarão presentes nesse importante espaço.
No olhar de Ricardo, a conferência é um momento importante para conscientizar a sociedade sobre os Direitos das Crianças e Adolescente e a grande expectativa é que se possa construir um plano estruturado para a garantia desses direitos.
A abertura da conferência acontece nesta quarta-feira, 04 de abril, às 8 horas, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia e está garantida, na coordenação e em todo o evento, a participação de crianças e adolescentes.
O evento conta no primeiro dia com uma programação lúdica para facilitar a conversa e a construção de propostas das crianças e adolescente. No segundo dia, 04 de abril, haverá mesas de debates dos eixos e momentos para reflexão. Os eixo são: Promoção dos direitos das crianças e adolescentes; Proteção e defesa dos direitos; Protagonismo e participação de crianças e adolescentes; e Controle social da efetivação dos direitos.
Na quinta-feira, último dia da conferência, adultos, crianças e adolescentes pensarão juntos as propostas para encaminhar à Conferencia Nacional de Crianças e Adolescentes, que ocorre em julho, em Brasília. O encerramento da conferência se dará com as escolha dos delegados estaduais. Fiquem atentos à programação e as notícias, acompanhando pelos sites:
http://www.direitosdacrianca.org.br
http://www.seas.pa.gov.br/conferenciadca/
Por: Fabio Silva, Hayrta Karolina e Elias Cardoso
Saiba mais:
O que é 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente?