Milhares de pessoas no mundo todo pressionam os líderes globais a se engajarem com os Objetivos para o Mundo (Global Goals)

LightTheWay

Da Redação

Hoje, milhares de pessoas ocuparão as ruas em mais de 100 países de todo o mundo, sob a bandeira da Action/2015, demandando que os governos implementem os novos Objetivos para o Mundo.  As metas pretendem erradicar a pobreza, a desigualdade e combater as mudanças climáticas.

As mobilizações antecedem o encontro dos líderes globais em Nova Iorque, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual vão adotar os Objetivos para o Mundo. Esse é um acordo histórico, que tem o potencial de pautar o desenvolvimento global nos próximos 15 anos e criar um ambiente favorável para um acordo climático de longo prazo.

Nas próximas 24 horas , começando na Austrália e terminando nos Estados Unidos, 150 eventos acontecerão em mais de 100 países incluindo em locais icônicos em Sydney, Deli, Johanesburgo, Londres e Nova Iorque. Em São Paulo, milhares de pessoas se reunirão no Largo da Batata, a partir das 16h, para assistir performances musicais de grupos emblemáticos em questões sociais como: Forró na Pressão, Luana Hasen, Ilú Obá De Min e Fernando Anitelli (Vocalista do grupo “Teatro Mágico”), além de discursos e falas de ativistas.

Os Objetivos para o Mundo vão potencializar os ODM, promulgados em 2000 pela ONU, com o foco na melhora na qualidade de vida dos cidadãos mais pobres e mais vulneráveis.

Durante o período dos ODM, a mortalidade infantil caiu de 12,7 milhões por ano em 1990 para 5,9 milhões em 2015 e o número de pessoas vivendo em extrema pobreza caiu de 1,9 bilhões de pessoas, em 1990, para 836 milhões, em 2015.

O comprometimento com os Objetivos para o Mundo podem alcançar a erradicação da pobreza até 2030, que condena milhões de pessoas, especialmente mulheres e crianças, a uma morte prematura, saúde precária e educação de má qualidade; reduzir o nível de desigualdade e discriminação; e uma transição acelerada para uma energia 100% renovável, assegurando políticas públicas que prezem pelo bem das pessoas e do planeta.

Essa é uma ação da Action/2015, uma das maiores campanhas da sociedade civil composta por mais de 2000 organizações, redes e coalizões de 150 países. Até o momento, mais de 30 milhões de ações estão sendo organizadas em mais de 100 países como parte da campanha desde o seu lançamento em janeiro de 2015.

A campanha quer que os líderes globais se comprometam a implementar os Objetivos para o Mundo e:

Sejam Diretos: ter um plano de implementação claro desenvolvido com participação ativa dos cidadãos, especialmente de grupos marginalizados e comunidades locais.

Financiem nosso futuro: assegurem que haja fluxo financeiro suficiente para que todos os objetivos sejam alcançados até 2030. Isso deve incluir financiamento local e internacional, cumprindo compromissos de despesasexistentes e combatendo os sistemas fiscais abusivos.

Sejam transparentes: Monitorem e comuniquem seu progresso na implementação dos objetivos. Parlamentares, sociedade civil organizada e mecanismo de prestação de contas de Direitos Humanos ou outros já existentes dever ser centrais nesse processo.

 

 

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *