Juventudes do Brasil exigem a criação do primeiro Conselho Nacional de Jovens pelo Clima na América Latina
Organizações de juventude e jovens lideranças indígenas se organizam para exigir que as juventudes possam voltar a participar e construir efetivamente a agenda climática no Brasil.
–
(Sharm El-Sheikh, Egito, 17/11/22) Desde 2019, o governo brasileiro foi responsável por diversos crimes climáticos e ambientais. Além de não terem colocado em prática as medidas de adaptação e mitigação necessárias para a agenda climática, especialmente no que tange a juventude, que desde então tem se mobilizado para se manterem vivas.
Em 2022, mais de 100 jovens brasileiros, representando todas as regiões e biomas do país, junto com diversos movimentos sociais e ONGs marcam presença e fazem pressão ao governo brasileiro na COP 27 em Sharm El-Sheikh no Egito. Com o candidato Lula eleito e presente na conferência, as juventudes cobram por mais ambição climática e exige que ela seja institucionalizada através da organização e escrita de uma carta com indicações e exigências para o novo governo (2023-2026).
Na carta há 13 exigências e pedidos a serem implementados dentro da agenda climática e ambiental, envolvendo a garantia de direitos, liberdades e de participação das juventudes brasileiras no tema dentro e fora do país. Dentre todas as demandas, há o pedido da criação do Conselho Nacional de Juventudes pelo Clima e um pedido direto e incisivo de dialogo e espaço para construir um Brasil com Justiça Climática, junto com o governo nesta nova presidência.
Sobre a carta
A carta foi escrita e articulada por cerca de 16 grupos de jovens organizados socialmente durante a COP 27, em Sharm El-Sheikh no Egito. A juventude em defesa da justiça climática celebra a eleição do presidente Lula e considera que este momento é crucial para cobrar e se colocar disponível para a obtenção de direitos e a promoção da participação e escuta das juventudes.
A carta foi escrita em português e inglês e pode ser lida na íntegra, através deste link AQUI
Entidades Autoras:
Para mais informações, entre em contato com:
Taily Terena (Mato Grosso, Brasil)
Telefone: +55 61 98133-9727
Bárbara Gomes (Bahia, Brasil)
Telefone: +55 75 98156-9108
Mikaelle Farias (Paraíba, Brasil)
Telefone: +55 83 98841-2811