Juventude barro altense em ação!
Por: Beatryz, Julliana, Amanda, Pabline, Izaias, Igor, Maiza, Allana, Ozana, Stvan, Zaqueu, Lucas , Wátila, Thiago, Daniel, Mensaks e Luciano
Defender os interesses dos jovens, lutar por espaços públicos e a elaboração de projetos e ações, essas são algumas das coisas que o curso “Juventude e liderança, Cidadania na prática” tem ajudado a desenvolver em Barro Alto – Goiás, durante os dias 05, 06 e 07 com jovens e agentes de liderança da cidade. O Curso é uma iniciativa da ONG Agenda Pública, em parceria com a prefeitura de Barro Alto, a empresa Anglo American e o Cidade Democrática, cotando ainda com o apoio do SESI.
Com a proposta de emporar e facilitar a organização dos jovens da cidade, o curso foi facilitado por Luciano Frontelle, hub do Cidade Democrática , e Aristides Gusmão, Agenda Pública, para pouco mais de 20 jovens de Barro Alto. “Nossa intenção foi a de aproximar os participantes das temáticas sociais e das possibilidades de implementação de políticas públicas voltas a juventude”, disse Aristides.
Durante o curso, os jovens puderam refletir sobre o que é ser jovem e sobre o que eles queriam que a cidade tivesse, de forma a fazer com que todos os jovens pudessem viver em uma cidade melhor. “O prefeito se comprometeu em criar uma secretaria de juventude, com essas ideias, a futura secretaria já vai ter bastante demanda pra atender”, contou Luciano.
Ao final, chegamos em 3 projetos, cada um dos jovens explicou como deseja que eles funcionem, olha só:
Projeto: JABA (Juventude em ação Barro Alto).
Integrantes: Beatryz, Julliana, Amanda, Pabline e Izaias.
O quê?
Criação de um centro cultural.
Quando gostaríamos que acontecesse?
Que se realizasse dentro de um ano.
Onde?
Próximo ao lago Serra do Níquel.
Como?
Teria um espaço específico com símbolos e temas atrativos para o público alvo. Dentre o espaço, oficinas de danças, teatros, músicas e artes plásticas, dentre outros.
Por quê?
Para incentivar os talentos ocultos de nossa sociedade e desenvolver seus respectivos potenciais.
Projeto: Centro cultural barroaltense.
Integrantes: Igor, Maiza, Allana, Ozana, Stvan.
O quê?
Centro Cultural
Quando gostaríamos que acontecesse?
O mais rápido possível.
Onde?
Barro Alto, Goiás.
Como?
Unindo forças, fazendo parcerias entre juventude, comunidade, secretaria da juventude, todas as autoridades locais e empresas.
Por quê?
Porque com a construção teremos espaço para debater nossas ideias, defender os nossos direitos, elaborar projetos culturais, sociais, de interesse jovem e da comunidade.
Grupo: Zaqueu, Lucas , wátila, Thiago, Daniel e Mensaks
Os jovens barro altotenses querem um cine cultura para Barro Alto, onde poderia ser iniciado o projeto no ano de 2013 quando o prefeito Geraldo Martins tomasse posse na prefeitura.
E desejamos esse cine cultura para adquirirmos conhecimento e novas culturas de várias partes do Brasil e mundo.
E esse projeto será equipado por uma equipe gestora bem capacitada, onde a equipe terá a responsabilidade de trazer filmes interessantes e abrindo espaço para a voz da sociedade. E, entretanto esse cine será voltado literalmente para a cultura.
Agora os jovens criaram um grupo no facebook e agendaram uma reunião pós curso, no dia 13/12, as 19h, no SESI/SENAI para continuar a fortalecer a articulação entre jovens na cidade e garantir que seus sonhos se realizem.
Vídeo
Os jovens produziram alguns vídeos para ajudar na divulgação e compartilhamento de ideias sobre os projetos que foram propostos, fica aqui uma amostra, com a energia dessa galera do interior de Goiás!
Saiba mais:
Regimento Interno da 5ª Plenária Nacional é aprovado
1 Comment
Foi ótimo essa discussão de projetos e ideias para a nossa cidade de Barro Alto,e hoje dia 13/12 tem a nossa primeira Reunião da Juventude,as 19h no SESI SENAI.Participem!!1