Jovens são agentes da mudança do presente

Mais de 500 jovens de todo o mundo participam da Conferência internacional dos jovens sobre mudanças climáticas (COY17) que antecede a COP27.

Por Graziella Albuquerque

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas da Juventude (COY-17) é a maior e mais substancial conferência de jovens relacionada aos processos climáticos multilaterais da ONU. É o encontro oficial dos membros da @YOUNGO.UNFCC e de todos os jovens interessados.

A COY acontece alguns dias antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27) no mesmo local, servindo como um espaço para capacitação e treinamento de políticas, a fim de preparar os jovens para sua participação na COP, reunindo todos os materiais produzidos para serem tratados diretamente nas negociações climáticas da COP por meio de um documento oficial de política da juventude.

A juventude vem ocupando espaços estratégicos, oficialmente, desde 2009, quando foi fundado o Youth Constituency to the UNFCCC (YOUNGO), grupo formalizado pelas Nações Unidas para representar a juventude nas negociações de clima que integram jovens e novas organizações do mundo todo que atuam na área. Foram eles os responsáveis a redigir o Artigo 12 do Acordo de Paris que fala sobre a responsabilidade dos signatários em cooperar através da educação climática, conscientização e participação pública para potencializar as ações previstas no Acordo.

No dia 01 de novembro, a conferência iniciou com a participação dos ministros de transporte, juventude e meio ambiente do Egito, falando sobre a importância da participação dos jovens no enfrentamento das mudanças climáticas através de um papel ativo nos espaços de diálogo e de tomada de decisão, sejam estes a nível local, nacional ou internacional.

“Vocês todos que estão aqui são os empreendedores, inovadores e agentes da mudança que nós precisamos. E depois de ouvir que a juventude é o futuro, essa é a verdade: o futuro é agora. Vocês estão aqui e podem ter um impacto” disse a Ministra de Meio Ambiente do Egito.

Serão 3 dias de muitos workshops, palestras, debates e diversas outras atividades. Acompanhe a cobertura completa aqui no site e nas nossas redes sociais!

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *