Jovens do Campo Limpo promovem roda de conversa contra racismo
Uma roda de conversa sobre racismo foi feita por um grupo jovens, no Campo Limpo, para sensibilizar a comunidade sobre a importância do respeito à diversidade.
A jovem Franciele Meireles, uma das organizadoras da ação, diz que a atividade tinha um foco propositivo. “A oficina não era para que reclamar da comunidade onde moramos e sim para ressaltar o que podemos fazer para mudar a cruel realidade onde muitos jovens negros e moradores de bairros pobres estão morrendo”. No momento do debate todos acreditam que a comunicação entre os moradores, o poder da iniciativa e a valorização da cultura da comunidade podem trazer mudanças significativas para o local.
Além de muito bate-papo, a oficina contou com a realização de dinâmicas de grupo e produção de mídias artesanais sobre o tema. Agora, os jovens pretendem levar a atividade para as escolas da região e ampliar o debate na comunidade.
Esta ação foi realizada por jovens que participam do projeto Juventude Educomunicativa, como parte da intervenção do projeto, realizado pela Viração com o apoio da Coordenação de Juventude de São Paulo, no âmbito do Plano Juventude Viva. Contou com parceria local Centro de Juventude Santo Martires e da Escola de Notícias.
Por Juliana Rodrigues