Inscrições abertas para a terceira turma de Líderes dos Debates Públicos nas Escolas 

Idealizada pela Ashoka e Coletivo Encrespad@s, a iniciativa fortalece a cultura democrática nas escolas e convida estudantes a liderarem conversas onde o respeito é a norma

Por Ashoka

A terceira edição dos Debates Públicos nas Escolas vai integrar 80 novos jovens líderes de todas as regiões do Brasil. Ao longo dessa jornada, os estudantes adquirem habilidades essenciais para o bom desempenho escolar, a vida profissional e a participação cidadã, como Empatia, Trabalho em Equipe, Liderança Compartilhada e Iniciativa Empreendedora. “Essas são habilidades fundamentais para inovar e transformar sistemas que agravam as desigualdades,” diz Andrea Margit, líder de novos paradigmas e comunicação da Ashoka.  

Iniciativa criada em 2022 pela rede global Ashoka e pelo coletivo jovem antirracista Encrespad@s, os Debates Públicos nas Escolas amplificam as vozes de estudantes, constituindo espaços de diálogos e colaborações em torno de temas que interessam às juventudes. Os Debates Públicos mostram como, na prática, é possível se organizar coletivamente para resolver problemas cotidianos da comunidade escolar e propor soluções para desafios sociais. 

As turmas debatem várias questões, como a infraestrutura da escola, a qualidade da educação, o relacionamento com colegas, bem como os desafios e aspirações enfrentados pelos estudantes. Além disso, exploram problemas locais, nacionais e globais, como saúde pública, segurança, moradia, emprego, alimentação, crises ambientais e climáticas. Os Debates Públicos também estimulam a criatividade e mobilizam os jovens a criar soluções para os problemas que julgam prioritários, colocando os estudantes no centro do processo de ensino-aprendizagem.

Neste segundo semestre de 2024, a iniciativa oferece novas oportunidades para quem quer fortalecer a cultura democrática. Está aberta a chamada para o 3º Ciclo de Lideranças dos Debates Públicos nas Escolas. As inscrições vão até 7 de junho, e devem ser feitas pelo Formulário: bit.ly/InscricoesLideresDebates3

O compromisso de liderar os Debates Públicos dura 4 meses – de Junho a Outubro de 2024 – e os debates são realizados na própria escola da liderança ou em escolas próximas. Numa primeira etapa, a jornada envolve mentorias e simulações para fortalecer a capacidade de mediar diferentes opiniões e vivências, além de encontros virtuais com outras lideranças de Debates Públicos para a troca de experiências. Então, os jovens identificam as escolas onde querem mediar os debates; apresentam a proposta aos gestores e reúnem os colegas interessados. Fazem uma sessão inicial para mapear os temas que os demais estudantes têm interesse em discutir. E, promovem uma série de debates sobre as questões prioritárias. Todo esse processo é bem documentado pelos próprios estudantes em fotos, vídeos, reportagens. E, a cada ciclo, as lideranças se tornam coautoras de um relatório que destaca suas principais aprendizagens no processo.

Após concluir a jornada, os jovens podem continuar colaborando com a iniciativa como Embaixadores dos Debates Públicos em seu território. Muitos mentoram as novas turmas, tornam-se porta-vozes da cultura democrática e do protagonismo juvenil e coproduzem novos percursos de Debates. Todos os requisitos e atribuições das lideranças constam neste Edital: bit.ly/EditalLiderancasDebates3

O que dizem as lideranças dos Debates Públicos nas Escolas?

Tomar a frente desses debates me fez ver o jovem protagonista que sempre fui, mas que – por conta de timidez, medo e desigualdades – eu escondia de mim mesmo. O meu medo de mostrar minha voz foi perdido durante a realização de cada debate. Seria egoísmo da minha parte saber que posso dar voz a quem às vezes não é ouvido e mesmo assim me manter calado.

Eudes Sousa, Barroquinha (CE)

Durante os debates, os estudantes produziram diversos cartazes contando suas vivências para expor no ambiente escolar. Para mim, liderar essa conversa debate foi muito importante e gratificante, principalmente sentir a empolgação dos estudantes expondo suas opiniões. Quero que a minha escola se torne um ambiente cada vez mais democrático. Foi muito importante a participação e apoio dos gestores da escola para que tudo transcorresse bem.

Lívia Brandão, Pentecoste (CE)

Identificar os problemas da comunidade foi nosso principal objetivo. Aprendemos que a mudança começa no nosso território, e que assim, poderemos inspirar mudanças. Os estudantes decidiram empreender dois projetos a partir dos debates, um de arborização da escola e outro de arrecadação de lixo eletrônico.

Felipe Briguenti, Rosário da Limeira (MG)

Sobre a Ashoka

A Ashoka é a pioneira e maior rede global de empreendedorismo social. Congrega pessoas e organizações que promovem mudanças sistêmicas para o bem comum em 90 países. A organização semeia uma nova visão de sociedade onde todas as pessoas são agentes de transformação e se percebem fortes para moldar o presente e o futuro: é a cultura de Um Mundo de Pessoas que Transformam. Mobiliza instituições-chave que têm o poder e a responsabilidade de criar as condições para que todas as pessoas possam desenvolver o potencial do qual são portadoras e assim viverem e conviverem plenamente, em sociedades justas, equitativas e sustentáveis. Criada em 1980 e presente desde 1986 no Brasil, a comunidade Ashoka reúne uma rede de 4 mil empreendedores sociais no mundo (400 no Brasil), além de 300 Escolas Transformadoras e comunidades de Jovens Transformadores. 

Saiba mais: www.ashoka.org

Sobre o Coletivo Encrespad@s 

O Encrespad@s é um grupo de jovens comprometidos com a educação antirracista, reconhecendo sua importância além da transmissão de conhecimento. Nosso objetivo é criar espaços e diálogos democráticos dentro das escolas, onde todos os membros da comunidade se vejam como agentes de transformação.Trabalhamos em parceria com educadores, estudantes, pais e comunidades locais para promover a diversidade, equidade e inclusão em todas as áreas da educação. Estamos comprometidos em construir um futuro mais justo e inclusivo através do poder transformador da educação.

Saiba mais: www.instagram.com/encrespades/

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *