Iniciativas de Educação em Direitos Humanos de escolas municipais de SP podem de inscrever em Prêmio até 13/09
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos, da Prefeitura de São Paulo, que promove iniciativas em direitos humanos dentro da rede municipal de ensino. Projetos em quatro categorias podem ser inscritos até 13 de setembro. Nos anos anteriores, o Prêmio reuniu inscrições de mais de 150 projetos de direitos humanos e cidadania que acontecem na rede municipal de Ensino da cidade de São Paulo.
A iniciativa visa incentivar e estimular os protagonistas da cultura de proteção aos direitos humanos, permitindo também que as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e de Educação acompanhem o desenvolvimento de projetos em Educação em Direitos Humanos.
O impacto social, a criatividade e o uso de novas mídias e o envolvimento de estudantes e da comunidade na concepção e execução do trabalho são alguns dos critérios usados no processo seletivo dos trabalhos.
Os projetos serão julgados quatro categorias: Unidades Educacionais, Professores, Estudantes e Grêmios Estudantis e os três primeiros colocados em cada uma delas ganham prêmios em dinheiro. O maior deles é de 7 mil reais para a primeira colocada na categoria Unidades Educacionais. Estudantes e grêmios estudantis podem chegar a ganhar 6 mil reais. O prêmio máximo para professores é de 6 mil reais.
A premiação será no Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, em uma cerimônia que contará com a presença de membros da Comissão Julgadora e autoridades da Prefeitura. Os ganhadores receberão, além de um certificado, uma quantia em dinheiro, um kit de livros sobre Direitos Humanos e terão seus trabalhos publicados.
A grande aposta do Prêmio em 2015 são os projetos de TCA dos alunos de 9º ano, uma espécie de trabalho de conclusão de curso, que despontam na rede como formas de trabalhar o tema de direitos humanos e cidadania na prática escolar. Muitas escolas já decidiram pelo trabalho do tema na unidade como um todo.
Saiba mais sobre o Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos e inscreva-se!
Da Redação | Imagem: Grupo Opni/Divulgação