Influenciadores e os vestibulares: a conexão para além das telas
Simulados, revisões, aula, provas; a escolha de uma carreira e o ingresso para o ensino superior requer muitos desafios e o principal deles são os vestibulares. É justamente nesse contexto que surgem os influenciadores, ou ‘’studygramers’’, que compartilham dicas, rotinas para tornar esse mundo de incertezas que giram em torno da vida de um vestibulando.
Por Sara Pimentel
–
Os studygramers
Essa palavra vem da junção do verbo study, em inglês “estudar” e “gram”, da rede social Instagram – é um dos termos designados a esses influenciadores que atuam, não apenas nessa rede social, como também no Twitter e Linkedin, com a proposta de divulgar e acessibilizar diversas informações para os vestibulandos de todo o Brasil, democratizando e viabilizando esse espaço que pode ser tão restritivo para muitos estudantes.
Entendendo o dia-a-dia de um influenciador digital de vestibulares
Para entender mais sobre a rotina dos studygramers, conversei com a Larissa Cruz, a vestibulanda há 3 anos que compartilha em seu perfil de instagram, @rotinadelari, conteúdo sobre a sua rotina como uma pessoa que presta vestibulares na sua forma mais abrangente possível: em sua timeline vemos desde os simulados e plano de estudos até momentos sobre a sua carreira com a dança e descontração com amigos e família entre aulas.
A vestibulanda de Medicina tem 20 anos e estuda para passar em um dos cursos mais concorridos nos vestibulares atualmente. Na entrevista, fiz algumas perguntas para Larissa sobre os principais desafios e benefícios de ter escolhido ter um perfil voltado para vestibulandos:
Sara Pimentel (SP): Como surgiu a ideia de criar um studygram?
Larissa: “Bem, no início desse ano me deparei com a realidade de não ter passado nas faculdades federais de medicina, de novo. Recomeçar nunca é fácil, ainda mais quando você já está fazendo isso pela terceira vez. Eu, particularmente, estava precisando de um ânimo para tentar me manter minimamente focada e esperançosa durante o processo, então veio a ideia de criar uma página para compartilhar a minha rotina e, sobretudo, os verdadeiros desafios de um pré vestibular, porque a partir do Instagram, eu pude ter contato com experiências parecidas com a minha e ainda ajudar quem está começando agora ao compartilhar sobre as minhas experiências.”
SP: Qual é a sua maior dificuldade em administrar um Instagram voltado para os vestibulandos?
Larissa: “Com certeza o tempo é o maior inimigo não só dos vestibulandos, mas da maioria das pessoas atualmente. A parte escrita dos conteúdos não atrapalham meus estudos, pelo contrário, sempre que vou produzir o conteúdo de um post eu aproveito para estudar o assunto, porque além da responsabilidade de influenciar e levar aquele conteúdo para os meus seguidores, esses posts também contribuem para o meu desenvolvimento intelectual, automaticamente, colaborando para a minha aprovação. Já a parte estética, a identidade visual, por exemplo, e demais questões que envolvem parcerias e construção de imagem, não ficam sob a minha responsabilidade. Minha amiga Beatriz Frickmann, estudante de Estudos de Mídia da UFF, já atua na área há alguns anos e assumiu esse lado do @rotinadilari. Qualquer dúvida ou ajuste geral, mando pra ela, porque eu ainda sou aprendiz nesse mundo todo, então sem ela, com certeza seria muito mais difícil administrar meu Instagram.”
SP: Por que você considera o seu trabalho importante para as pessoas que estão prestando vestibular?
Larissa: “Gosto de acreditar que o meu maior papel nas redes é mostrar que sim, é possível estudar, manter uma vida saudável e ter vida social ao mesmo tempo. Eu procuro fazer isso da forma mais verdadeira e transparente mostrando também meus desafios, angústias e ansiedade para lembrar que todos nós temos as nossas inseguranças, mas o importante mesmo é respirar fundo e não desistir dos nossos sonhos. Acho que assim eu consigo motivar o meu público, e manter a mim mesma motivada, e de certa forma, fazer companhia para aquelas pessoas que estão passando por esse processo injusto e desgastante do vestibular, que só nós, vestibulandos, entendemos o peso.”
SP: Como você lida com seu emocional no meio da pressão do vestibular?
Larissa: “Eu confesso que controlar o emocional é minha maior dificuldade até hoje! Ao longo dos anos você acaba se acostumando com a pressão, mas a incerteza da aprovação é realmente angustiante. Eu faço terapia e acompanhamento com psiquiatra porque esses profissionais são essenciais para me manter emocionalmente estável e não é vergonha para ninguém cuidar da saúde mental! Além disso, eu acredito que se você está dando o seu melhor, alguma hora vai dar certo, então cabe a cada um, dentro de suas crenças, ter fé e continuar! Seja qual for o seu sonho, paciência e persistência podem fazer você chegar lá! Se o interno não estiver organizado, ou sendo cuidado… tudo fica bem mais difícil.”
No final da entrevista, Larissa também compartilhou dicas de utilidade pública para todos os leitores que irão prestar vestibular nesses últimos meses do ano!
Dicas para se preparar para as provas durante o ano todo:
- Pratique atividades físicas, de preferência, atividades que
- Faça simulados e monte estratégias de acordo com suas demandas de curso e de aprendizado
- Organize sua rotina de estudos
- Tire um tempo para você entre as rotinas de estudo: pausas são essenciais para motivar a continuar e recarregar as energias!
- Confie no seu processo e na sua trajetória até aqui!
Para o dia da prova:
- Separe na noite anterior seu documento com foto, canetas e demais materiais necessários
- Verifique no cartão de confirmação no site dos vestibulares seu local de prova e conheça o trajeto até lá
- Consuma alimentos leves e leve a sua garrafa de água
- Procure ter uma boa noite de sono
- Use técnicas de respiração para se concentrar no momento presente
–