Inclusão em Pauta: apresentação de trabalhos no seminário Incluir


 

No primeiro dia do seminário “Desafios da Inclusão da Educação Básica à Atuação Profissional”, foi realizado na parte da tarde, exposição de trabalhos que abordaram educação inclusiva. Conversando com Cleuzilaine Vieira da Silva, professora de Libras da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), apresentando a pesquisa “Escola Inclusiva ou Bilíngue Para Surdos em São João Del Rei/MG”, segundo ela “devido ser inovador a língua de sinais dentro da universidade os alunos apresentam dificuldade em executar, pelo processo de aprendizagem ser longo”.
Com a diversidade de temas apresentados nos trabalhos, pode-se perceber que a educação inclusiva está se tornando foco de pesquisas dentro do universo acadêmico. Mas a infraestrutura disponibilizada para alunos da graduação e pós-graduação ainda não é suficiente para atender deficientes, de acordo com Nilmar Donizeti Machado, deficiente visual e Rosemeire Justina da Silva, deficiente física ambos estudantes de pós- graduação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), afirmam que as maiores dificuldades encontradas são sistêmicas por causa da pouca efetivação das políticas públicas.

Contudo os trabalhos pode representar a importância de ser efetivadas as políticas públicas dentro dos espaços educacionais, pois todos tem direito a estudos e inclusão.

 

Nilmar e Rosemeire

Silmara Aparecida dos Santos e Reynaldo de Azevedo Gosmão, Virajovem Lavras (MG)

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *