Giro de notícias, edição nº2, 2022: dicas culturais

Três dicas culturais grátis pros próximos dias! Vem conferir!

Hoje a gente compartilha nosso segundo giro de notícias, recheado de dicas culturais pra você aproveitar: tem cinema, teatro, circo… e o melhor: tudo grátis, free, 0800, na faixa!

Bora ficar por dentro e se programar?

1. Cia do Tijolo promove exibição gratuita do filme “Tá tudo treta e a poesia rege” no Teatro de Contêiner

Tá tudo treta e a poesia rege – Foto Alécio César / Divulgação

Na próxima sexta-feira, o documentário “Tá tudo treta e a poesia rege” da Cia do Tijolo terá exibição gratuita no Teatro de Contêiner Mungunzá, que fica no bairro Santa Ifigênia, em São Paulo.

No dia 18 de março de 2022 (sexta-feira), às 20h30, com entrada gratuita, a Cia do Tijolo, promove uma sessão de exibição do filme “Tá tudo treta e a poesia rege”, no Teatro de Contêiner Mungunzá, que fica na Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, São Paulo-SP. 

O filme “Tá tudo treta e a poesia rege” é um vídeo manifesto criado em 2020, durante a pandemia, como uma espécie de depoimento da Cia do Tijolo sobre os dias atuais, sobre a vida presente e sobre os homens e mulheres que habitam esse momento complexo da história humana.

A exibição será conduzida pela equipe técnica da Cia do Tijolo, formada por Flávio Barollo (coordenador técnico audiovisual), Leandro Simões (técnico de som), Fábio Viana (design gráfico), Suelen Garcez (coordenadora de produção) e Lucas Vedovoto (assistente de produção)

Mais informações: www.facebook.com/ciadotijolo e www.instagram.com/ciadotijolo

Duração: 60 minutos

Gênero: Documentário

Quando: 18 de março de 2022 (sexta-feira) – Horário: 20h30 

Onde: Teatro de Contêiner Mungunzá – Endereço: Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, São Paulo-SP – 01212-000 – Telefone: (11) 97632-7852

Classificação Livre – Grátis

2. Grupo Pombas Urbanas estreia espetáculo “Florilégio” no Centro Cultural Arte em Construção

Pombas urbanas / divulgação

O teatro comunitário é o espaço das memórias coletivas. Inspirado em histórias de vida de pessoas que vivem na Cidade Tiradentes e impulsionado pelo verbo “esperançar” de Paulo Freire, o espetáculo convida o público a uma viagem esperançosa em direção ao futuro e reflete sobre como a luta coletiva pode transformar a sociedade.

De 23 a 26 de março de 2022 (quarta-feira a sábado), às 20h00, o Grupo Pombas Urbanas realiza a temporada de estreia do espetáculo teatral “Florilégio”, ação que faz parte do projeto “Pombas Urbanas – Território em Resistência” contemplado no edital PROAC – Manutenção de Corpos Artísticos Estáveis em Favelas e Comunidades do Estado de São Paulo. 

Com ingressos gratuitos, a temporada acontece em formato híbrido, com apresentações presenciais na sede do grupo, o Centro Cultural Arte em Construção, que fica na Avenida dos Metalúrgicos, 2100, na Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo – SP. E apresentações online no Facebook @grupopombasurbanas, com intercâmbio com os coletivos teatrais Nativos Terra Rasgada (Sorocaba – SP), Trupe Olho da Rua (Santos – SP), Grupo Rosas dos Ventos (Presidente Prudente – SP) e Galpão Cultural de Assis (Assis – SP).

Impulsionado por histórias de vida de diversas pessoas que moram no bairro Cidade Tiradentes, incluindo os artistas do próprio Grupo Pombas Urbanas, e pelo verbo “esperançar” de Paulo Freire, o espetáculo “Florilégio” constrói uma tessitura que aproxima o público de memórias, de sonhos, de obstáculos a serem superados e de desejos esperançosos para um amanhã possível. 

Sinopse: O espetáculo parte do território do real, ancestral e dos sonhos, em um espaço/tempo que nos aproxima de pessoas e histórias. Entre poesias, músicas, danças, lutas, mas também entre encontros e desencontros próprios de nosso tempo, transita por narrativas que envolvem a construção de uma comunidade, construindo uma tessitura em torno dos sentidos do esperançar, inspiração vinda do educador Paulo Freire. Duração: 60 minutos

Grátis – Classificação Livre

Quando: 23 a 26 de março de 2022 (quarta-feira a sábado) – Horário: 20h00

Onde: Centro Cultural Arte em Construção – Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP, 08471-000 – Telefone (11) 99901-0785 / (11) 2285-5699

Apresentações virtuais no Facebook: www.facebook.com/GrupoPombasUrbanas 

Quando: 05, 06, 07 e 08 de abril de 2022(terça à sexta-feira) – Horário: 19h00 

Com participação dos coletivos Nativos Terra Rasgada (Sorocaba – SP), Trupe Olho da Rua (Santos – SP), Galpão Cultural de Assis (Assis – SP) e Grupo Rosas dos Ventos (Presidente Prudente – SP).

3. Circo Teatro Palombar estreia comemoração de dez anos com temporada de “Esquadrão Bombelhaço”

Esquadrão Bombelhaço. Foto de Ricardo Avellar / Divulgação

O grupo realiza apresentações presenciais gratuitas do espetáculo “Esquadrão Bombelhaço” na Praça Lino Rojas, EMEF Escola Maurício Goulart e Comunidade Jardim Maravilha, na Cidade Tiradentes. 

Em 2022, o Circo Teatro Palombar, grupo que nasceu no bairro Cidade Tiradentes, comemora dez anos. Para celebrar a data, a trupe circense inicia uma grande mostra de repertório que começa com apresentações exatamente no bairro onde foi criado e bairros próximos na Zona Leste de São Paulo

O primeiro espetáculo da mostra é “Esquadrão Bombelhaço”, que será apresentado na Cidade Tiradentes gratuitamente no dia 12 de março de 2022 (sábado), às 17h00 na Praça Lino Rojas, no dia 24 de março (quinta-feira), às 10h00, na EMEF Escola Maurício Goulart e no dia 26 de março (sábado), às 16h00, na Comunidade Jardim Maravilha.

Baseado em desenhos animados, “Esquadrão Bombelhaço” não possui falas e abusa de elementos cômicos como cascatas, quedas, tombos, pontapés e tropeções, além de malabarismos e manipulação de objetos, em técnicas de acrobacias cômicas e aéreas através do equipamento pizza.

O coletivo ocupa o Centro Cultural Arte em Construção, no bairro Cidade Tiradentes, extremo leste da capital, onde realiza aulas de circo e teatro para crianças e jovens, e promove apresentações de grupos parceiros, buscando difundir a arte circense na comunidade de forma gratuita. 

Mais informações: www.facebook.com/Circo.Palombar e www.instagram.com/circopalombar 

Quando: 24 de março de 2022 (quinta-feira) – Horário: 10h00 

Onde: EMEF Escola Maurício Goulart – Endereço: R. René de Toledo, 700 – Cidade Tiradentes, Zona Leste, São Paulo – SP, 08471-740 – Telefone:  (11) 2282-0040                        

Quando: 26 de março de 2022 (sábado) – Horário: 16h00 Onde: Comunidade Jardim Maravilha – Endereço: Rua Apóstolo Simão Pedro, 236 – Cidade Tiradentes, Zona Leste, São Paulo – SP, 08475-260

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.