Oficineiro Gleydson Beckman

Gentileza + Hospitalidade = Paz

Oficina “Como Praticar a Hospitalidade e a Gentileza nas Escolas” acontece na SBPC Jovem!

Como praticar a hospitalidade e a gentileza nas escolas, foi o tema de uma das várias oficinas que aconteceram na manhã do primeiro dia de atividades da SBPC Jovem. A oficina foi realizada pelos acadêmicos do curso de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, com a participação de estudantes de licenciaturas e professores da educação básica e infantil dos vários estados do Brasil.

O tema vem sendo trabalhado pelos estudantes da UFMA, por meio de um projeto intitulado Hospitalidade no Campus, onde já foi realizada uma pesquisa para verificação sobre como a comunidade acadêmica se vê enquanto seres hospitaleiros e como veem a hospitalidade dentro da universidade de forma geral. Também realizaram campanhas e intervenções com o objetivo de incentivar atitudes mais acolhedoras.

Diante da hostilidade que tem tomado as relações na nossa sociedade, a hospitalidade vem ser o contraponto, estabelecendo uma melhor maneira de se relacionar e viver. Após a implantação do projeto na universidade e a obtenção de resultados positivos, os alunos lançam a proposta para as escolas, para que juntos, (gestão, professores, apoio pedagógico, funcionários diversos e alunos) possam contribuir com a formação de um ambiente escolar onde haja mais do que educação e bom humor, mas também onde ocorra um processo de humanização.

O tema hospitalidade perpassa por todas as áreas do comportamento humano e segundo o estudante de hotelaria, Gleydson Beckman “ a hospitalidade é fator fundamental para acabar com a violência dentro dos diversos ambientes, seja na escola, no ambiente de trabalho ou na relação com os amigo. Tratar e receber  todos bem é uma maneira de evitar atitudes violentas e também de se tornar uma pessoa mais agradável dentro da sociedade a qual está inserido.”

Texto: Tacila Nascimento (MA), Andressa Mendonça (MA) e Elayne Pereira (MA)| Imagem: Tacila Nascimento (MA).

Saiba mais sobre a SBPC

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *