Foi aberta a COP 20: Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas
Por Luiza Winckler*, da Agência Jovem de Notícias
Começou hoje a conferência sobre mudanças climáticas das nações unidas, a cerimônia de abertura aconteceu as 10h da manhã e contou com a presença do presidente da COP no ultimo ano, o polonês Marcin Koroloec, que preside a conferência desde a Cop 19 da Varsóvia, em 2013. Ele falou sobre o desânimo de não ter conseguido um acordo e consenso na conferência do ano passado, mas imagina que com todo o trabalho feito durante o ano conseguimos ver um avanço nas negociações. Assim, com um discurso otimista, passou a presidência para o ministro do meio ambiente do Peru, Manuel Pulgar Vidal, que assume os trabalhos até a conferência de paris.
No seu discurso Manuel disse “queremos que a COP20 seja a COP das representações, daremos espaços para grupos de diversos segmentos da sociedade como das mulheres, grupos indígenas, jovens e associações. Daremos vez para participação, será uma COP para escutar e ser escutado. Mas também estamos trabalhando incansavelmente para que tenhamos medidas firmes, estamos aqui para estender pontes, essa conferência será muito importante para o Peru e crucial para o mundo, temos que ter compromissos concretos porque o mundo necessita.”, afirmou. Ele também ressaltou que temos que aproveitar o momento levantado no cenário internacional com os compromisso de redução da união européia e o acordo dos Estados Unidos e China em injetar dinheiro no Green Climate Fund.
Teve a palavra em seguida Christiana Figueres, secretária geral da UNFCCC. Em seu discurso Cristina falou sobre a necessidade de fundarmos bases sólidas para um acordo a ser alcançados em Paris. Reforçou a importância de se trabalhar adaptação no mesmo nível que mitigação, por ter importância igual e também buscando melhorar a capacidade financeira dos países mais vulneráveis em lidar com as mudanças climáticas.

Houve também um momento de apresentação cultural com música instrumental de percussão peruana e danças.
Para fechar à plenária foi dada a palavra ao prêmio Nobel da paz Dr. Pachauri que apresentou os principais resultados do quinto relatório do IPCC lançado esse ano.
Continue acompanhando nossa cobertura aqui em nosso site, e na nossa página no Facebook.
*Integrante da delegação brasileira na COP20