Favela é potência e as oportunidades fazem a diferença!
A importância de promover iniciativas que estabeleçam conexão com empresas e organizações dos territórios marginalizados, onde as oportunidades são escassas e, quando chegam é importante enfatizar toda potência que existe dentro das periferias, afastando o estereótipo criado sobre nós ainda perpetuados, e que nos afasta dos espaços e das oportunidades.
Por Geovana Nogueira
–
A existência de iniciativas para mostrar o potencial dos jovens periféricos e os diversos benefícios da inclusão produtiva para a nossa sociedade são de extrema importância, e formam uma ponte para superar algumas das muitas dificuldades que nós, jovens de periferia, encontramos pela frente quando estamos buscando oportunidades de trabalho e/ou estudos.
Um exemplo dessas iniciativas é o Feirão de Oportunidades, promovido semestralmente pelo programa Juventudes Potentes, da United Way Brasil com o objetivo principal de promover a inclusão produtiva de jovens por meio de oportunidades de trabalho, cursos e formações gratuitas, workshops, inscrição em bancos de talentos para jovens que estejam em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento. Um dia de conexões diretas entre empresas engajadas na inclusão produtiva da juventude de territórios periféricos. O evento acontece em uma organização dentro dos territórios, como uma forma de aproximar empresas das comunidades periféricas.



A última edição aconteceu no dia 3 de junho e reuniu na Aldeia do Futuro, no bairro de Americanópolis, zona Sul de São Paulo, mais de 15 empresas, instituições e organizações para oferecer uma série de oportunidades de formação, estágio e emprego a jovens do território. O evento representou um verdadeiro marco, ao mobilizar a participação de mais de 400 jovens em busca de novas oportunidades de emprego e renda.
Roney Serra, um jovem de 17 anos que participou desta edição do Feirão, compartilha sua perspectiva: “Já temos um olhar diferente das pessoas. Em uma entrevista quando você fala que é de periferia, já surge um olhar totalmente diferente para você. Nós somos de periferia, queremos o nosso espaço e queremos também ajudar outras pessoas que precisam disso, principalmente outros jovens.”
Confira a cobertura do evento da TV Cultura👇🏾
É necessário reafirmar a importância da entrada das empresas nos territórios, para multiplicar oportunidades de inclusão produtiva e desenvolvimento de jovens, enfatizando a potência que existe dentro das periferias e afastando o estereótipo criado sobre nós. Morar e viver nos extremos da cidade, contribui também para o nosso distanciamento do centro da cidade, que é onde estão concentradas a maioria das oportunidades, sejam elas de estudo, trabalho, lazer e entretenimento. Aproximar empresas e organizações (grandes e pequenas) dos territórios é um ótimo caminho para descentralizar as oportunidades.
A visibilidade destes eventos na mídia contribui cada vez mais para que organizações e empresas se envolvam e invistam ativamente com a diversidade e a inclusão. Para nós, que fazemos desse eixo nossa missão, participar de ações como o Feirão de Oportunidades inspira a continuar construindo um futuro melhor para as juventudes periféricas, que se fortalecem por meio do mercado de trabalho.
–
