FALA JOVEM: Diversidade está pauta dos adolescentes

José Aldon (SP), 17 anos; Gabriel de Souza (DF), 17 anos e Ygor Lafaeth (MA), 18 anos.

A gente foi ouvir alguns adolescentes que participaram da Plenária Temática sobre representatividade e diversidade na composição dos conselhos de direito da criança e do adolescente.

EDSON DOS REIS CARVALHO (PI), 17 ANOS:

Edson dos Reis

O que você achou da discussão do eixo?

Nós ficamos responsáveis pelo eixo três, que diz respeito às esferas federais e é isso que estamos fazendo, representando nossos estados e nós estamos sendo bem democráticos em relação ao que expressamos como jovens. Estamos mostrando a realidade que cada um vive e as propostas sofrem algumas modificações, quando é preciso, e as informações não estão chegando a todos como era para ser. Mas, por outro lado, estamos aqui para decidir que mudança nos beneficiará como cidadãos e nos garantirá direitos.

***

ALEXIA CRISTINA CLOTILDE DE SOUZA (ES), 16 ANOS.

2

O que você achou da discussão do eixo?

Eu estou gostando muito da representatividade e, para mim, a criança e o adolescente estão envolvidos com isso, principalmente com a escola onde criança e adolescente estão diariamente, pois a escola é onde se cria a base para estarmos agora defendendo nossos direitos. Porém, muitas delas não dão auxílio suficiente que uma criança precisa para discutir assuntos que beneficiam a nós mesmos, como estar nessa conferência e defender o nosso estado e município. Mas acaba faltando muita informação, não só para eles, como também a todas as pessoas como: idosos, deficientes físicos, LGBT, etc. Que necessitam da garantia desses direitos como cidadãos.

***

Making of: Essa produção foi realizada por adolescentes que participam da cobertura educomunicativa da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma intervenção socioeducativa que utiliza técnicas do jornalismo para promover a participação e a liberdade de expressão de crianças e adolescentes. Ela é realizada de forma colaborativa, democrática e lúdica.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.