FALA JOVEM: Adolescentes falam sobre direito à participação

José Aldon (SP), 17 anos e Ygor Lafaeth (MA), 18 anos.

 

ROFINAU DA SILVA SANTOS (PA), 18 ANOS:

Rofinau (2)

Qual importância da sua participação aqui?

É justamente escrever uma nova história. Quando crianças e adolescentes participam desse espaço nós sabemos que começam a mudar pensamentos de pessoas que desacreditavam que a gente poderia ser protagonista dessa nova história.

Qual a importância dos adolescentes na luta pelos direitos humanos?

É que nós vivemos numa cultura do adultocentrismo. E nós sabemos que as crianças e os adolescentes que participam estão escrevendo uma nova história. E quando eles começam a participar desses espaços quebram tabus e mostram que não são só adultos que sabem de tudo e dão mais oportunidades para todos os tipos de idades.

***

THIAGO SILVA DOS SANTOS (SC), 16 ANOS: 

Thiago Santos

Qual é a importância da sua participação?

Essa participação nos ajuda a trazer uma palavra diferente porque a gente aprende com a gente mesmo e com as pessoas ao nosso lado. Vai criando experiência e implementando para que o mundo lute por uma mesma causa e a gente se uma, pois quanto mais pessoas melhor e mais fortes ficamos.

Qual a importância dos adolescentes na luta pelos direitos humanos?

É que cada adolescente deve lutar sim pelos seus direitos e implementar  também tanto nas questões que envolva idosos, crianças e adolescentes , LGBT e deficientes físicos na luta por melhorias em todas circunstâncias.

 

JOSÉ ALDON DA SILVA (SP), 17 ANOS.

1 (2)

Qual a importância da sua participação aqui?

Para ganhar experiência e a gente como cidadão deve falar o que acredita e pensar a respeito de assuntos que interferem na nossa vida social todos os dias.

Qual a importância de engajar os adolescentes na luta por direitos humanos?

Nós temos o poder de lutar e tentar mudar as coisas para que elas sejam como diz na Constituição. Precisamos nos organizar por melhorias e igualdades e um país mais justo, tanto na educação como em outros fatores que são de extrema importância.

***

Making of: Essa produção foi realizada por adolescentes que participam da cobertura educomunicativa da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma intervenção socioeducativa que utiliza técnicas do jornalismo para promover a participação e a liberdade de expressão de crianças e adolescentes. Ela é realizada de forma colaborativa, democrática e lúdica.

 

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.