Exposição sobre memória do centro de São Paulo estreia no Sesc 24 de Maio
| Por Wesley Matos, Carla Andrade, Jorge Alvarez e Felipe Araujo, da Agência Jovem de Notícias de São Paulo |
Com o intuito de mostrar o processo de transformação que a cidade de São Paulo passou ao longo dos anos, a exposição “São Paulo não é uma outra cidade – Invenções do Centro“, aborda temas relacionados à arquitetura, urbanismo, indústria, história da arte e aos cenários emblemáticos da cidade, tudo isso de forma ilustrativa e interativa. A exposição foi criada por Paulo Herkenhoff e Leno Veras, especialmente para o Sesc 24 de Maio.
Por ser palco de diversos acontecimentos sociais, São Paulo tem muitas histórias reais pra contar. As obras abordam questões de descriminação e racismo contra pessoas negras, indígenas e LGBTs, e também de imigrantes e migrantes que chegam na cidade que nunca para.

Nathalia Amota, programadora musical de 33 anos, fala sobre sua relação com a cidade de São Paulo e o que a exposição despertou. “Estou achando sensacional essa questão de como São Paulo engloba todas as culturas que migram pra cá. Moro aqui há 12 anos e vejo que é uma cidade que não escolhe quem vai morar, ela simplesmente acolhe as pessoas, particularmente me senti assim”, conta
Ela é filha de argentinos e veio para São Paulo de Porto Alegre. Hoje, more no centro da metrópole. “Me sinto privilegiada, moro aqui no centro e tem de tudo, tem esse Sesc agora, tem a Galeria do Rock e a Galeria Olido. Gostaria que fosse assim em outros lugares, como a periferia. Aonde está a periferia nisso?”, questiona.
A exposição conta com diversas atividades, onde o público pode interagir e entender de uma forma mais fácil e divertida o conteúdo apresentado, como o espaço Odiolândia, que aborda as intolerâncias e preconceitos que vivenciamos no dia a dia.
A exposição, que mais parece uma aula de história sobre a cidade que nunca dorme, é gratuita e fica no Sesc 24 de Maio até o dia 28 de outubro.

Este texto é resultado da cobertura educomunicativa da inauguração do Sesc 24 de Maio, realizada por adolescentes e jovens do projeto Agência Jovem de Notícias e da Viração Educomunicação, em parceria com o Sesc São Paulo.