Exploração Sexual Infantil
Segundo pesquisas, o abuso e a exploração sexual afeta cerca de seis crianças e adolescentes por dia no Estado de Mato Grosso. Para aprofundar o assunto, a equipe de Educomunicação da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado, no dia 29 de maio de 2012, entrevista o Presidente do CEDCA (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Mato Grosso, José Rodrigues, que afirma: “Violência sexual não tem classe social, exploração sim”. Pode-se observar que a exploração decorre da situação social da criança, muitas são obrigadas à prática do ato para a subsistência própria e da família.
Exploração sexual infantil tem prevenção, segundo o Presidente do CEDCA-MT: “Há certa necessidade de uma capacitação dos professores para que os alunos possam se abrir e expressarem-se melhor”.
Diz também que o agressor pode ser quem menos esperamos. O pai, a mãe, o tio, avô, ou até mesmo alguém muito próximo da família. De acordo com levantamentos, estudos, 85% a 90% dos agressores são pessoas conhecidas da família da vítima, ou têm uma relação de cuidado, proteção e responsabilidade para com esta criança.
José Rodrigues questiona ainda, a participação da mídia na formação desses agressores: “Porque a mídia não é controlada, supervisionada por ninguém?”. No Canadá, por exemplo, não são registrados tantos casos como nos EUA pelo fato de que neste país a imprensa divulga em determinados horários programas de incentivo à vivência entre as pessoas, programas de conteúdos construtivos. Não se pode esquecer que crianças vítimas de violência sexual sentem-se inibidas de falar sobre o assunto pelo violentador ou explorador. Mas, se você conhece vítimas da violência sexual ou suspeita de alguma situação, não hesite em denunciar. Disque 100, pois o cala boca já morreu.
Equipe de Educomunicação da 8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente
Redação: Fábio Pedrotti e Lucas Bernardino
Saiba mais:
O que é 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente?
1 Comment
” BROKEN – THE MOVEMENT”
Movimento Mundial de combate ao Abuso Sexual Infantil. Participe!
Compartilhe para todos os seus amigos!
http://www.youtube.com/watch?v=x_A_U-6MGn0&feature=share
Broken é um projeto inédito e audacioso que visa o combate intensivo ao abuso sexual infantil, que atinge 25% das crianças no mundo. Através de uma linguagem acessível, o projeto visa atrair também a atenção de jovens e adolescentes para o tema.
O projeto Broken é dinâmico e contará com o desenvolvimento de ferramentas de divulgação que terão grande impacto na sociedade e servirão como base de divulgação para outras organizações relacionadas ao tema.
O desenvolvimento de um Portal super interativo e em diversos idiomas — que será a base de todo o projeto — e a produção de um Longa-metragem, serão as ferramentas utilizadas para a divulgação do tema – Uniremos o que hoje influencia e movimenta a sociedade. A Internet e o Cinema.
http://WWW.BROKENTHEMOVEMENT.COM
https://www.facebook.com/brokenthemovement
http://twitter.com/#!/BrokenTheMoveme