Evento reúne 4 mil jovens apaixonados por cultura japonesa em Rio Branco

AnimeAC_1

Clara Caldas Souza Serra, Giovanna Rafaela Puma Saldanha, Magliel Moura; Maria Eduarda Costa Silva, Roselye Cabral e Thyago Soares Pinto, de Rio Branco (AC).

Um grupo de amigos, apaixonados pela cultura oriental realizavam mini-encontros com jovens, fãs de anime (desenhos japoneses), cosplay (jovens que se vestem como os personagens dos animes), e videogames. Por não terem um evento deste tipo no estado, viram que a cada encontro o número de participantes aumentava significativamente. Com isso, se organizaram e decidiram realizar um encontro com maior divulgação em todo o Estado, com o objetivo de abordar e vivenciar um pouco da cultura oriental com jogos e apresentações.

Em sua primeira edição o AnimeAC superou todas as suas expectativas. O tempo passou e nos últimos dias 6 e 7 de dezembro, na Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO, ocorreu a 5° edição do evento, com várias apresentações e competições. Estima-se que 4 mil pessoas tenham visitado o evento que ocorreu em Rio Branco, capital do Acre.

Segundo Fénelon Sampaio, organizador do AnimeAC, este foi o maior encontro de Otakus (apaixonados por animes, mangás e cultura japonesa em geral) da Região Norte, em que eles interagiram, se divertiram e conheceram mais da origem oriental.

AnimeAC_2

“Encontramos no AnimeAC uma forma de homenagear nossos ídolos e isso nos motivou a participar desta competição”, disseram Manueka Carolina, Débora Lorena e Hellena Catarina, participantes do encontro.

O evento foi dividido por espaços com diferentes temas e modalidades como cosplay, games, RPG, card games, K-pop. Contou também com a participação da bicampeã mundial de cosplay Mônica Somenzari e do dublador Hermes Baroli.

Em sua vinda ao estado para julgar a competição de cosplayers, Mônica comenta: “Ao contrário do que dizem, sim, o Acre existe e eu vi isso. Eu não imaginava que haveria tanta caracterização dos cosplayers e isso me surpreendeu bastante.”

Jornalista, professor e educomunicador. Responsável pelos conteúdos da Agência Jovem de Notícias e Revista Viração.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.