Encontro da SBPC reúne ministros e prêmio Nobel de Química

Texto: Gustavo Serafim  (MA)| Imagem: Maurício de Paula (MA), jovens educomunicadores em São Luis (MA)

Neste domingo, 22 de Julho, no Campus da Universidade Federal do Maranhão ocorreu a abertura da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica (SBPC), encontro voltado para a defesa do avanço científico e tecnológico do País.

Assim que iniciou a abertura, apoiados pela presidenta da SBPC Nacional, Helena Bonciani Nade, grevistas e vários movimentos sociais que realizavam uma manifestação requisitando “10% do PIB já !” para a educação e a negociação dos salários dos professores em greve nas universidades federais, tiveram espaço para se manifestarem.

Seguido disso, a abertura oficial começou com o Cortejo do Divino Espírito Santo, grupo cultural da cidade de Alcântra (MA). Vestidas de vermelho e tocando caixas de divino com suas rainhas, princesas e reis, as dançarinas protagonizaram bem a cultura do Maranhão. Logo em seguida, entra em cena um dos Poetas Quatrocentistas de São Luís, João Pedro Borges, tocando o “chorus” de Vila Lobos.

Depois de parte da apresentação cultural, chega o momento da apresentação da composição da mesa que contou com  a presença de pessoas como o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, a ministra da Secretaria Especial da Mulher, Eleonora Menicucci, entre outras autoridades e representantes de Fundações de Amparo à Pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico de diversos Estados.  A cerimônia contou ainda com a participação do vencedor do Prêmio Nobel de Química em 2011, o israelense Daniel (Dan) Shechtman.

Viu-se os tons do coral da Universidade Federal do Maranhão(UFMA) ecoarem  sob o ritmo do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Louvação à São Luís . Cantaram também o primeiro hino da UFMA, recentemente criado pelo acadêmico Gabriel Asafe, aos 23 anos. Os últimos pronunciamentos da mesa seguiram-se pelos sons do Boi de Santa Fé, o qual encerrou a noite da cerimônia de abertura desta SBPC.

Ver +

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *