Embalagem jovem – ensaio discute o corpo na sociedade do consumo
Já parou pra pensar o quanto nossos corpos jovens estão cotidianamente sendo moldados? Rotulados e prensados por essa sociedade que pensa poder vender tudo?
–
Por Redação AJN
O que te embala? Uma canção de resistência ou o plástico filme que envolve as carnes no mercado da vida? O que te veste? O que te forçam a vestir? O que há por cima ou abaixo da pele? Quanta dor, quanto amor, quanta solidão, quanto preconceito, quanto silêncio? Qual o peso destes tempos sobre o corpo da juventude brasileira?
A busca pela saúde, bem-estar, o corpo tratado como uma máquina de alta performance e as buscas incessantes para alcançar marcadores sem considerar as diferenças entre biótipos, acesso e vivências, a heteronormatividade e os padrões de gênero, a cor da pele e o racismo estrutural, o tamanho dos corpos e os padrões de beleza determinados pela indústria da moda.
Estas são algumas das grandes inquietações que permeiam a relação das juventudes com seus corpos e com os espaços sociais que ocupam ou não ocupam. Jovens que integram os projetos da Viração Educomunicação discutiram o corpo na sociedade do consumo no ensaio fotográfico Embalagem Jovem, que você confere aqui na Agência Jovem de Notícias.









Fotos: Bruno Samuel, Julia Cavalcante, Jenny Nicássio, Julia de Lucca e Jazz Martins – Virajovens de São Paulo (SP).
Jovens modelos: Luccas Rizzi, Jazz Martins, Joyce Serafim, Lucas JK, Flora Guazzelli, Julia de Lucca, Julia Cavalcante, Giovanna Feliciano e Dandara Felippe Moreira.
–
Ensaio originalmente publicado na Revista Viração – Ano 16 – Edição 115 – Jul/Dez 2019.