Em São Paulo, ETEC Cepam recebe festival de esportes inclusivo promovido pela REJUPE
Rafael Silva, da Redação | Imagem: Gutierrez de Jesus
Faltando pouco mais de uma semana para o início da Copa do Mundo no Brasil, a Rejupe-SP (Rede Nacional de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo) realiza, no próximo sábado, 7 de junho, na ETEC Cepam, o I Festival Esportes para Todos, evento que utiliza modalidades como futebol e vôlei com regras diferenciadas, garantindo a formação de equipes mistas (meninas e meninos) e a mediação de conflitos entre os participantes. O evento usará a metodologia dos três tempos, que consiste na utilização do esporte como ferramenta pedagógica que contribua para o desenvolvimento social.
No festival, que começa às 9h, estudantes, professores, educadores das organizações parceiras e profissionais da comunidade escolar da ETEC irão discutir o direito ao esporte e vivenciar práticas que contribuam para o desenvolvimento social dos participantes.
A metodologia inclui a criação de regras e mediação de conflitos de forma coletiva, prática esportiva e avaliação final, aplicada pelo Instituto Formação, parceira nacional da rede e multiplicadora do método no Brasil. Estão previstas práticas de futebol, vôlei, slackline, caranguejobol e xadrez humano.
Sobre a Rejupe
A Rejupe é um espaço de participação e integração formado por adolescentes brasileiros, com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre adolescentes, jovens e grupos de participação cidadã para consolidar ações de defesa e promoção do direito ao esporte seguro e inclusivo. Com núcleos nas cidades-sede da Copa de 2014, promove iniciativas que incidam diretamente no planejamento e construção de um legado social positivo para os megaeventos esportivos.
Para participar do I Festival Esportes para Todos basta comparecer neste sábado na Avenida Prof. Lineu Prestes, 913, Butantã – em frente à biblioteca da Faculdade de Química da USP. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site. Ao final, participe também do pique-nique compartilhado e traga sua contribuição para o lanche.
Os parceiros organizadores desta ação são Rejupe-SP, Viração – Agência Jovem de Notícias, ETEC Cepam – USP, Instituto Formação, Visão Mundial – Esportes para a Vida e UNICEF.