Educadores e adolescentes de Timbiras e Codó (MA) participam de formação em educomunicação
Entre os dias 2 e 6 de dezembro, cerca de 60 educadores sociais e 20 adolescentes das cidades de Timbiras e Codó, no interior do Maranhão, participaram de uma formação sobre direito humano à comunicação e educomunicação. O encontro foi realizado pela Plan Brasil, em parceria com a Viração. As duas organizações atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Divididos em três turmas (educadores de Timbiras, adolescentes e educadores de Codó), os participantes foram envolvidos em discussões sobre a importância da comunicação na vida das pessoas –como forma de garantir os demais direitos-, e a estrutura das empresas de mídia no Brasil. Em seguida, viram os diferentes formatos de produção textual no jornalismo, como gêneros, lead e pirâmide invertida e fizeram um exercício de apuração e entrevistas a partir da simulação de um caso.
No segundo momento, os participantes conheceram técnicas de produção de áudio e dicas de como desenvolver peças de rádio, em formatos básicos, dentro da sala de aula. Como parte do processo educomunicativo, todos saíram a campo, a partir de temas como educação, saúde, criança e trabalho e diversidade, para fazer entrevistas e editar seus próprios programas.
Os educadores que estiveram na formação são integrantes do Mais Educação, programa do Ministério da Educação que promove cursos e aulas extras como estratégia de ampliação da jornada escolar, possibilitando uma vivência maior do aluno com o espaço de educação. A proposta é que esses educadores se apropriem das ferramentas de comunicação para utilizá-las em sala de aula, uma forma de tornar o ambiente mais dinâmico e atrativo.
“As atividades mostraram a importância de uso das tecnologias na educação, como o uso da internet, de usá-la de forma mais consciente, e como nós educadores poderíamos utilizar tais ferramentas multimídias dentro da sala de aula, já que elas estão tão presente no nosso dia a dia”, diz Tatiana Cleide, educadora de Timbiras e que atua há um ano na Escola Maria de Lourdes Coelho.
Já a formação com os adolescentes faz parte de uma ação da Plan Brasil para empoderar os jovens de Codó a utilizar os meios de comunicação para contar sobre suas realidades, a partir de suas visões. Como os adolescentes estudam nas mesmas escolas onde atuam os educadores que passaram pela oficina, será possível pensar em continuidade das atividades em conjunto. A Plan também está contribuindo na construção de um centro de mídia que poderá ser utilizado pela comunidade escolar.
Confira vídeo abaixo com trechos das atividades realizadas:
Clique nos links abaixo para ouvir os programas de rádio produzidos pelos educadores e adolescentes:
EDUCADORES SOCIAIS DE TIMBIRAS (MA)
EDUCADORES SOCIAIS DE CODÓ (MA)
Grupo sobre Estrutura Familiar
Grupo sobre Violência Doméstica
ADOLESCENTES DE CODÓ (MA)
Grupo sobre o Trânsito da cidade
Grupo sobre discriminação e preconceito