Educação: Escola cria projeto de finanças no ambiente escolar
Durante o ano de 2022, estudantes da escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Caeté, Minas Gerais, desenvolveram diversos projetos; um deles, relacionado a finanças, foi desenvolvido por alunos do novo ensino médio.
Por Grazi Dantas
–
Durante todo o ano, os alunos do novo Ensino Médio participaram de novos projetos que desenvolveram habilidades diversas. Neste tempo, um projeto de finanças escolar foi desenvolvido e praticado em sala de aula por alunos da rede estadual. O projeto teve como objetivo consiste em desenvolver e disseminar de forma aplicada a educação financeira na vida dos estudantes. Através do projeto, os alunos aprenderam como lidar melhor com o dinheiro e as finanças. De modo geral, a ideia do projeto foi realizar discussões e reflexões acerca do dinheiro e finanças.
O projeto foi desenvolvido na escola Estadual Presidente Tancredo Neves, situado em Caeté, Minas Gerais. Os professores das disciplinas de matemática, geografia e português dos ensinos Médio e Fundamental, juntamente com os alunos do 8º ano, 9º ano e 1º ano EM desenvolveram o projeto, voltado para a educação dentro do ambiente escolar.
No entanto, durante o mês de setembro, o vereador de Caeté Fúlvio Brandão, criou o projeto “Professor Conectado” (resolução Nº001/2021), que tem como objetivo resgatar e valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo de formação das novas gerações. Para participar, 3 professores tinham que enviar um projeto desenvolvido no ambiente escolar com ajuda de alunos, e então foi aberta uma votação ao público para premiar a melhor iniciativa.
O projeto desenvolvido na escola também contou com a criação de um website que tem funções parecidas com as de um banco digital, para que os alunos pudessem fazer uma imersão no mundo da gestão financeira de forma parecida com a realidade. Através de notas e atividades feitas em sala de aula os estudantes receberam pontuações que foram cadastradas no “banco digital” – no final do ano essa pontuação seria convertida para resgate de prendas.
No dia 18 de outubro de 2022 a escola que ganhou o prêmio dado pelo Vereador foi a professora Lívia Quintilia, da escola Estadual Presidente Tancredo Neves com o projeto de finanças no ambiente escolar.
Este projeto foi de grande impacto na escola e na comunidade, já que se trata de um assunto pouco falado com os jovens, e que agora com a ajuda dos educadores e dos estudantes este assunto irá começar a se tornar mais popular, educando os jovens também financeiramente, para que no futuro eles não se coloquem em estado de endividamento.
O projeto terá seu início nas escolas a partir do novo ano letivo de 2023, tendo foco ser utilizado nas principais disciplinas para que os estudantes tenham uma motivação para focar nos estudos e a produtividade entre eles aumentar.
–
1 Comment
👏🏻👏🏻