Educação: Alunos e robôs criam o futuro em Roma
Juliana Winkel, colaboração para a Agência Jovem de Notícias, de Roma
Estudantes de 30 escolas de diversas partes da Itália puderam expor seus experimentos e aprender mais sobre as aplicações da robótica durante a RomeCup 2013, realizada entre os dias 20 e 22 de março, em Roma. Além de competições, workshops, aulas e laboratórios, o evento contou também com a presença de empresas ligadas à robótica e educação. O trabalho dos educadores em relação às tecnologias foi também tema de discussão.
Antonio Napolitano, diretor regional do Instituto Nacional de Seguridade do Trabalho, destacou a importância da inovação num cenário de crise. “Os jovens não são parte do problema e sim das soluções. É preciso estimulá-los a inventar, para que a educação se torne realmente experiencial”.
Alfonso Molina, professor de Estratégia da Tecnologia na Universidade de Edimburgo e diretor científico da Fundação Mundo Digital, acrescentou: “A tendência futura é que, cada vez mais, os mundos real e virtual se tornem um só, unindo as vantagens dos dois ambientes”. Como exemplo ele citou o Phyrtual, plataforma online que pretende possibilitar o desenvolvimento, comunicação e financiamento de projetos de inovação em qualquer parte do mundo, especialmente ligados ao setor de tecnologias sociais.
Para ter acesso a materiais didáticos sobre robótica (em italiano), acesse o site da RomeCup: www.romecup.org
Para conhecer mais sobre o Phyrtual, acesse www.phyrtual.org